Pinacoteca recebe atividade gratuita com autora indígena

Publicada em 22/02/2023 às 16:16

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe, no dia 04 de março (sábado), uma vivência indígena gratuita, com Nikita Nhandeva, que é da etnia Guarani Nhandeva, autora do projeto “Respeita Nossa História” e responsável pela criação de um coletivo de mulheres indígenas em contexto urbano que atua na região de Campinas. A atividade será realizada das 13h às 16h e os interessados em uma das 30 vagas gratuitas devem realizar inscrição prévia por meio de formulário on-line.

A atividade é proposta pela artista Júlia Zulian, responsável pela exposição e videoinstalação Brasília, substantivo feminino, à mostra na Pinacoteca até o dia 12 de março.

Encontro com Nikita Nhandeva será no sábado (04), das 13h às 16h

A proposta da vivência é dialogar com a temática da exposição, tendo como objetivo conscientizar as pessoas da cidade sobre a existência e consequente resistência dos povos indígenas, mais especificamente das mulheres indígenas. A programação terá início com um canto tradicional, seguido de um vídeo que introduz o projeto e uma fala de apresentação acerca de quem é a autora e educadora. Nesse momento, Nikita abre para o público tirar dúvidas e assim inicia-se um diálogo ao passo que serão exibidos fotos e vídeos com curadoria prévia para a atividade. O conteúdo mostra o modo de vida nas aldeias, bem como a luta e a resistência ancestral.

Na sequência, a programação contará ainda com grafismos e acessórios, trazendo como exemplos cocares e tinta de jenipapo. Ainda aqui serão introduzidas também informações acerca da dança tradicional, criando um espaço onde inclusive os participantes poderão experimentar alguns movimentos junto de Nikita, que irá conduzi-los.

“Uma vez que os livros didáticos descrevem a cultura indígena como exótica, ou a tratam como folclore, as pessoas são levadas a pensar que os indígenas fazem parte do passado; que deixaram de existir ou que vão deixar de existir em breve. Enquanto que na verdade o indígena pertence a todos os espaços civis. Somos contemporâneos, ao mesmo tempo em que sentimos orgulho da nossa descendência ancestral. Fazer com que os não indígenas compreendam isso melhor é um caminho para que cesse o desrespeito conosco e com nossos povos, operando uma mudança na mentalidade pejorativa que muitos têm de nós”, comenta Nikita.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Atividade integra e dialoga com a proposta da exposição Brasília, substantivo feminino, de Júlia Zulian, na Pinacoteca

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/22/pinacoteca-recebe-atividade-gratuita-com-autora-indigena/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original