UBS Eloy Chaves conta com Grupo de Memória

Publicada em 22/02/2023 às 08:00

Um espaço para a estimulação cognitiva com foco na memória e também para trabalhar o corpo e trocar experiências. Esse é o objetivo do Grupo de Memória, uma das ações desenvolvidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Eloy Chaves. Com cerca de 10 usuários, os encontros ocorrem semanalmente desde 2021.

“A partir de jogos, atividades, entre elas artísticas, e circuitos que estimulam o equilíbrio e a coordenação, realizamos um trabalho de estimulação tanto da mente como do corpo. É uma ação voltada para os pacientes com encaminhamento da neurologia”, explica a terapeuta ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Carla Salvatore Sá.

Dona Irene, no grupo desde o início, interage e participa de tudo o que é proposto

Além do paciente, a iniciativa inclui os cuidadores e os familiares, proporcionando momentos de troca e de aprendizagem. “É ainda um espaço de convivência para todos, onde também ofertamos orientação para que os cuidadores compreendam as dificuldades geradas pelas doenças que interferem na parte cognitiva, e damos dicas para que auxiliem na rotina, o que vai refletir no bem-estar físico e psíquico do paciente e de quem cuida dele”, enfatiza Carla.

Diagnosticada em 2017 com Alzheimer, Irene Moraes está no grupo desde o início. Aos 93 anos, ela vivencia as atividades, mostrando disposição. “Tudo o que dão é muito bom e ela participa, interagindo. Devido à doença, quando ela vai para casa, já não lembra mais. Mas o importante é que ela vive o momento aqui. Isso me deixa muito feliz. Eu aprendi muito neste grupo, inclusive a lidar com toda a situação. Faço as atividades em casa, estimulo a minha mãe e, assim, também passamos o tempo e nos divertimos”, conta a filha, a cabeleireira Marcia Oliveira de Moraes.

Márcia ressalta a importância dos encontros para troca de experiências e aprendizagem

Aos 50 anos, José Claudio Mantoanelli foi encaminhado recentemente. “Comecei faz bem pouco tempo, mas está sendo muito importante. Fui muito bem acolhido e estou animado. Eu gosto de estar em um grupo com propósito e retomando os cuidados comigo”, avalia o motorista.

Mais ações
NA UBS Eloy Chaves, em parceria com a associação do bairro e com suporte da equipe multifuncional do NASF, também são ofertados grupos semanais de crochê e trabalhos manuais, movimentos corporais terapêuticos, meditação, auriculoterapia, caminhada e alongamento, Lian Gong, além de controle de hipertensão e diabetes aos frequentados do Parque Botânico do bairro.

“São ações com foco na saúde mental e agravos crônicos. Com essas iniciativas, temos evitado e controlado agravos como hipertensão, diabetes, dores crônicas e doenças de ordem mental e emocional, auxiliando na socialização e fortalecendo o vínculo com a comunidade jovem, adulta e idosa”, destaca a gerente da UBS, Karina Oliveira.

José Claudio está animado. Grupo se reúne na associação do bairro

Rede
Em Jundiaí, todos os equipamentos da Atenção Básica ofertam serviços que vão além do consultório médico. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para informações sobre a programação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/22/ubs-eloy-chaves-conta-com-grupo-de-memoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original