Agenda Cultural: confira a programação da última semana de fevereiro

Publicada em 24/02/2023 às 10:33

Após dias de intensa movimentação em diversos pontos da cidade e mesmo nos equipamento culturais com programação de Carnaval, as ações da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) não param, e no último final de semana de fevereiro tem ações e atrações culturais programadas que contemplam diversos públicos e com entrada gratuita.

Confira a programação de cada equipamento cultural para o final de semana:

Fábrica das Infâncias Japy

As atrações aos finais de semana começam sempre às 10h30. No sábado (25), a atração programada é a Oficina Aboré: Pirâmide de Bambu” sob o comando de Mariana Escher . A Vivência Circo Orgânico faz com que o participante pratique de forma segura a junção dos movimentos de circo, dança e movimento natural/locomoção animal. Acrobacia coletiva a partir de duas pessoas, mas podem ser feitas em grupo ou individuais.

Pirâmide de Bambu vai movimentar a Fábrica das Infâncias Japy

No domingo (26) Show Musical Infantil “4Banda” com Cena 4 Produções – Show Musical indicado para todas idades. Trata-se de um animado e divertido tour pelo universo musical infantil. Contanto com voz, violão e percussão, os quatro artistas cantam cantigas de roda, clássicos infantis e outras músicas, numa mescla de estilos – do rock ao samba, e do rap à MPB… tudo isso numa grande brincadeira.

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971 Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

A Biblioteca aos sábados está com novo horário de funcionamento: das 10h às 17h, para assim atender a um maior público de Jundiaí e região. Além dos serviços disponíveis nas suas sessões e espaços, o público ainda poderá visitar duas exposições que reúne duas paixões dos brasileiros: Carnaval, com a mostra “Fantasia, o Luxo do Samba” e Carros Antigos, “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes.

Para a garotada a programação está voltada essa semana, para o período da tarde: a partir das 15h tem contação de história com os atores da Cia. Rick & Kelly – Espetáculo Chapeuzinho Vermelho Ecológico

Na Biblioteca tem contação de história “Chapeuzinho Vermelho Ecológico”

O tão conhecido, e talvez o mais interpretado conto dos Irmãos Grimm, volta aos palcos com uma versão ecológica. O espetáculo procura mostrar o perigo das más companhias, o valor dos conselhos dos mais velhos e a vantagem de confiar sempre desconfiando. É uma montagem engraçada, descontraída, sem violência, ou cara feia que possa assustar os mais tímidos. O espetáculo enfoca o tema da ecologia, a fauna e a flor. Chapeuzinho Vermelho, protagonista da história, é esperta e muito inteligente, sua Vovó aparentemente ingênua o lobo não é sacrificado e sim levado para o Zoológico, tornando o espetáculo ecologicamente correto.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Teatro Polytheama

No palco do Polytheama neste final de semana, o destaque fica para o espetáculo de teatro infantil, no domingo (26), a partir das 16h, com os atores da Cia. dos Três, com “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau Amarelo”. Classificação indicativa para crianças a partir de dois anos. Ingressos para plateia e frisas a 60 reais

A bilheteria on-line do Teatro é pela plataforma Sympla. Já a bilheteria física funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria funciona somente se houver espetáculo programado. Das 10h às 17h ficam disponíveis os ingressos da agenda cultural em geral. Já a partir desse horário, ficam disponíveis somente os ingressos do espetáculo programado para o dia. O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no 4586-2472.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

Solar do Barão: Sempre uma boa opção de lazer, entretenimento e cultura

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Museu Ferroviário totalmente remodelado é parada obrigatória

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Com entrada gratuita o público poderá visitar a exposição e videoinstalação, “ Brasília, substantivo feminino”,  da artista Julia Coimbra Martin, que  vive e trabalha entre Jundiaí e São Paulo.

A Pinacoteca abriga um acervo com obras de grandes artistas

Graduada em Artes Visuais no Colégio Divino Salvador (CDS) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atualmente cursa pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em especialização em Arte: Crítica e Curadoria. Sua linha de pesquisa transita entre arquitetura, sociologia, antropologia e imagética. Ela trabalhou com cenografia e design gráfico para instituições educacionais e atualmente desenvolve e executa projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Além disso, ela colabora com direção artística e produção para projetos de cinema e publicidade. A mostra pode ser visitada até dia 12 de março.

Outra possibilidade será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/24/agenda-cultural-confira-a-programacao-da-ultima-semana-de-fevereiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original