Jundiaí apresenta demandas de habitação popular e saúde ao Governo Federal

Publicada em 25/02/2023 às 14:42

Jundiaí foi sede, neste sábado (25), de um encontro do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com 17 prefeitos do interior do Estado de São Paulo e representantes de mais de 50 prefeituras. O prefeito Luiz Fernando Machado entregou um diagnóstico completo do município com as demandas de habitação de interesse social (Programa Minha Casa Minha Vida), com atenção às áreas de risco.

“A reunião nos deu a oportunidade de indicar as necessidades dos municípios que operacionalizam a política pública mais próxima do cidadão. Detalhamos em um diagnóstico as demandas locais para que elas possam ser acolhidas pelo Governo Federal. Hoje temos áreas de risco no Jardim São Camilo, na Granja, no Jardim Santa Gertrudes, por exemplo, que precisam ser reurbanizadas”, esclareceu o prefeito.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou que o encontro foi positivo e que, além de habitação popular para famílias de baixa renda, Jundiaí apresentou a necessidade de ampliação do financiamento federal para custeio do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, que atende toda a região metropolitana, além  do fortalecimento da gestão regional da saúde.

Outra demanda importante foi um pedido para tratar de fontes de financiamentos para investimentos regionais em saneamento básico, incluindo água, esgoto e tratamento de resíduos sólidos. “Retomamos a prática das boas relações institucionais, com a apresentação dessas demandas locais. E nosso objetivo é dar as respostas que a população precisa em termos de investimentos sociais e serviços públicos essenciais”, disse José Antonio.

O ministro Alexandre Padilha explicou que intuito da reunião foi a retomada do diálogo federativo, para aproximar o Governo Federal dos municípios. Segundo ele, em março serão realizados dois encontros, em Brasília, para que os prefeitos dialoguem com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre as demandas das cidades brasileiras. “Nossa ideia é ouvir as demandas, retomar obras paralisadas e o Programa Minha Casa Minha Vida, voltado à faixa mais pobre da população, com as obras de interesse social.”


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/25/jundiai-apresenta-demandas-de-habitacao-popular-e-saude-ao-governo-federal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original