Mutirão para atendimentos odontológicos foca nas demandas de endodontia

Publicada em 25/02/2023 às 14:23

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), realizou neste sábado (25) um mutirão para agilizar atendimentos da área de endodontia, com 30 avaliações, oito tratamentos endodônticos e três cirurgias de siso. Serão realizados dois mutirões mensais, sempre aos sábados, até setembro para a equalização das filas da especialidade.  

A primeira pessoa atendida pela manhã foi a moradora do Mato Dentro, Maria Branak, de 71 anos. Ela conta que foi encaminhada pela Unidade de Saúde do bairro. “Eu sequer sabia que havia dentista disponível de graça, pelo Sistema Único de Saúde. É uma oportunidade muito boa para quem não pode pagar”, destacou. Ela foi à consulta para avaliar a necessidade de um canal, fez raio-x na hora e recebeu a notícia de que vai precisar extrair o dente.   

Assim como Maria, Geraldo Alves de Barros, morador do bairro Ivoturucaia, chegou cedo ao CEO. Ele, que faz tratamento na Unidade Básica de Saúde no local onde mora, destacou que precisou do mutirão por conta de um canal. “Estou sendo muito bem atendido na UBS e precisei vir aqui por conta do procedimento.”

Segundo a cirurgiã-dentista e gerente do Centro de Especialidades Odontológicas, Camila Barbirato Moreira, os mutirões começaram no dia 4 de fevereiro. A ação é uma iniciativa da gestão da Saúde do município e vem para agilizar os atendimentos. “Na consulta, de avaliação, é realizado raio-x e o profissional especialista avalia as condições do dente conforme o protocolo do município. Assim definimos se é possível ou não fazer o tratamento endodôntico.”

Ela lembra que outra vantagem do mutirão é a realização aos sábados. “Muita gente não consegue faltar ao trabalho ao longo da semana e essa é uma alternativa interessante.”

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí contam com atendimento odontológico. Pacientes que aguardam algum tipo de procedimento devem aguardar o contato da unidade referência para comparecimento no mutirão ou consultas.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/25/mutirao-para-atendimentos-odontologicos-foca-nas-demandas-de-endodontia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original