Idosos 70+ e imunossuprimidos 12+ podem agendar vacina bivalente contra Covid-19 nesta terça-feira (28)

Publicada em 26/02/2023 às 10:52

A Prefeitura de Jundiaí abre novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí.

Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses. O município registra em torno de 35.750 pessoas com mais de 70 anos que estariam aptas a receber o novo imunizante.

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Nesta primeira fase, conforme documento técnico do Ministério da Saúde, também estão incluídas pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos. Esses grupos não precisarão de agendamentos, pois receberão a aplicação feita pelas equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

A aplicação ocorrerá na USF Vila Ana, Clínica da Família 2, UBS Eloy Chaves, Nova UBS Retiro, UBS Rami, Nova UBS Agapeama, Nova UBS Santa Gertrudes, UBS Colônia, UBS Tarumã, UBS Ivoturucaia, Clínica da Família Hortolândia e UBS Morada das Vinhas,

Importante – Para pessoas com alto grau de imunossupressão, a partir de 12 anos de idade, é  necessário comprovar as condições, que são as seguintes:  imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas como Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; mercaptopurina; Biológicos em geral como infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe; Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe); pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Outras vacinas – As demais vacinas contra Covid-19 seguem sendo disponibilizadas sem a necessidade de agendamento. A partir dos 12 anos, a aplicação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das salas de vacinação. Já as vacinas Pfizer Baby, para crianças de seis meses a 4 anos, e Pfizer Pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, são aplicadas de acordo com a programação disponível no site. CONFIRA


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/26/idosos-70-e-imunossuprimidos-12-podem-agendar-vacina-bivalente-contra-covid-19-nesta-terca-feira-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original