Comitê das Crianças: sorteio dos inscritos terá vaga reservada para crianças com deficiência

Publicada em 27/02/2023 às 14:18

As inscrições gratuitas para o Comitê das Crianças de 2023 estão abertas até esta terça-feira (28), por meio de formulário on-line. Além das 24 vagas – 12 meninos e 12 meninas, representando todas as seis regiões que compõem o Município -, o grupo este ano contará com uma vaga definida para sorteio de crianças com algum tipo de deficiência.

“Este olhar inclusivo é algo que as crianças de todas as composições do Comitê têm trazido para as reuniões, por meio da preocupação com a mobilidade da cidade e para que haja brinquedos adaptados ou de acesso universal nas praças e parques. E no ano passado, por parte de um dos integrantes do grupo, o Danilo Luiz, surgiu esta demanda específica, para que houvesse uma vaga reservada de sorteio e a próxima composição contasse com uma criança representante”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, responsável por mediar as reuniões do grupo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O COMITÊ DAS CRIANÇAS

Reuniões do Comitê são realizadas periodicamente, na Fábrica das Infâncias Japy, na vila Arens

O Comitê das Crianças é uma iniciativa da Prefeitura que integra o programa municipal Cidade das Crianças e é resultado da adesão do Município à Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, uma iniciativa concebida pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci (Frato), para realizar a escuta das crianças de Jundiaí.

Podem se inscrever, até esta terça-feira (28), crianças nascidas nos anos de 2012, 2013 ou até o mês de março de 2014 – portanto, entre nove e 11 anos de idade -, regularmente matriculadas em escolas públicas ou particulares da cidade.

O sorteio das vagas por região da cidade será transmitido ao vivo, pelo canal da Cultura Jundiaí no YouTube, na quarta-feira (08), às 11h30, a partir da Fábrica das Infâncias Japy, que é a sede do Comitê e onde são realizadas as suas reuniões.

Os integrantes atuais do Comitê que estiverem dentro da faixa etária e que demonstrarem interesse poderão permanecer no grupo, sendo disponibilizadas para o sorteio as demais vagas disponíveis.

Mais Comitê
A nova composição do Comitê será realizada ainda em março, durante o 1º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, que será sediado por Jundiaí, durante a primeira visita oficial de Tonucci ao Brasil. Na ocasião, o Comitê de 2022 irá realizar a entrega formal de seu documento final com suas solicitações e sugestões ao prefeito Luiz Fernando Machado, e dará posse ao novo grupo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/27/comite-das-criancas-sorteio-dos-inscritos-tera-vaga-reservada-para-criancas-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original