Colmeia Ecosol: serviços da Assistência Social e Saúde integram rede de economia solidária

Publicada em 01/03/2023 às 16:45

Com foco no trabalho intersetorial da Prefeitura, alguns serviços vinculados às Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Promoção da Saúde (UGPS) passaram a integrar a Colmeia Ecosol Jundiaí, para o fomento às atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária. O objetivo do trabalho do grupo é dar suporte técnico aos grupos de geração de renda e oportunizar o contato com os consumidores.

Pela UGPS, os grupos de geração de renda, em sua maioria, são formados por usuários dos serviços de Saúde Mental e do Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO). Já vinculados à UGADS, com a mediação da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, participam os serviços da rede de atendimento à população em situação de rua (Rede Pop Rua) e, em breve, também os grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo (SCFV) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“Esta é mais uma iniciativa com foco na intersetorialidade e na geração de oportunidades, marcas do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, e que traz em seu cerne o acompanhamento de uma equipe técnica para otimizar ainda mais o alcance do trabalho desenvolvido. Ao considerar o perfil do público atendido, trata-se de uma alternativa para a geração de renda, para além do mercado formal”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Colmeia Ecosol participou da última edição do Tô Dentro no Galpão Criativo (Foto: TVTEC)

Entre os itens produzidos pela rede estão artesanatos em geral, peças para decoração, cadernos e blocos de nota, quadros, caixas de madeira estilizadas, além de pães e doces.

A gerente do CECCO, Fernanda Torres Apollonio, explica a organização da rede. “Tudo é feito com muito carinho e os grupos que compõem a Colmeia se organizam em arranjos de comercialização, nos quais são definidos os produtos que estarão expostos, de acordo com o local de venda, bem como uma dupla de representantes da Colmeia, composta por um técnico e um usuário dos serviços vinculados, que será responsável pelas vendas. Este arranjo favorece o protagonismo dos usuários”.

Uma das atividades em que a Colmeia Ecosol já marcou presença foi a segunda edição da Mostra Tô Dentro’, programação desenvolvida no Galpão Criativo nos dias 25 e 26 pela Fundação Escola TVTEC Jundiaí. Segundo a superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo, mais do que comercializar os produtos, a entidade pôde mostrar o trabalho social que faz diariamente. “Nosso objetivo e da administração pública é de estimular a prosperidade social das pessoas principalmente aquelas que se encontram em uma condição de vulnerabilidade social. Eu acredito que isso mostra ao público uma prefeitura que abre oportunidades, mas que reforça o sentimento de humanidade por todas as pessoas”.

A iniciativa poderá ser prestigiada uma vez por mês, no Paço Municipal, quando serão realizadas as “Feiras Colmeia Ecosol”, uma expansão da Feira Pop até então realizada no local. A primeira edição de 2023 foi realizada na última terça-feira (28), estando previstas para este ano as seguintes edições mensais: 31/03, 28/04, 31/05, 30/06, 31/07, 31/08, 29/09, 31/10, 30/11 e 20/12.

As barracas do grupo também participarão, uma vez por mês, na feira livre do Centro, realizada às terças-feiras na rua Leonardo Cavalcanti.

As equipes intersetoriais possuem cronograma de reuniões bimestrais para alinhamentos das atividades. Em cada uma das feiras, estarão sempre presentes um usuário e um técnico do serviço. O valor arrecadado com as vendas é distribuído, conforme regimento interno de cada serviço, entre o custeio de matéria-prima e renda para os usuários.

Assessoria de Imprensa
Fotos: TVTEC e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/01/colmeia-ecosol-servicos-da-assistencia-social-e-saude-integram-rede-de-economia-solidaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original