Biblioteca divulga programação do mês

Publicada em 03/03/2023 às 17:45

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), vem ao longo dos últimos 12 meses passando por uma total reformulação em seus espaços e programação para difundir a leitura e a literatura, mas também para que o espaço seja ocupado cada vez mais por diferentes linguagens culturais.

A mudança faz parte das ações da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que ao assumir a administração da BNF passou a entender que o equipamento oferece todo tipo de possibilidade para a difusão dos segmentos artísticos de Jundiaí e região.

NA BNF a leitura e a literatura caminham juntos com os outros segmentos culturais da cidade

Assim, em março, a programação da BNF está repleta de oportunidades para que pessoas de todas as idades possam participar das atividades propostas que vão desde o projeto Lê no Ninho, desenvolvido para criar na criança, desde cedo, o gosto e o amor pela leitura, mas também homenageia a Mulher, durante todo o mês, com exposições, oficinas artesanais e culturais, lançamentos de livros, aulas de xadrez, cortejo poético, clube de leitura com o autor e aposta num projeto para mulheres de 25 a 85 anos, o “Cada Conto, um Ponto!” que vai trabalhar leitura e artesanato com as participantes.

Projeto para mulheres de 25 a 85 anos, o “Cada Conto, um Ponto!” que vai trabalhar leitura e artesanato com as participantes

Para iniciar o projeto foram selecionados textos da autora Cora Coralina e o macramê como técnica de artesanato, juntos servirão de base para a produção de releituras e para o tecer de novas histórias. Os encontros acontecerão nos dias 09, 16, 23 e 30 de março, sempre das 15h às 17h. e serão comandados pela professora Milva Morelli e a arte educadora Neide Pillekamp. Totalmente gratuito. São oferecidas 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas pela Internet a partir de segunda-feira (06), a partir das 14h.

A programação

Nesta sexta-feira (03) a partir das 18h, a premiada escritora jundiaiense Mara Ligia Biancardi lança seu livro “Enclausurado”.

No sábado (04), das 10h às 12h, aulas de xadrez para iniciantes. Não há necessidade inscrição. Basta chegar no início de cada aula para receber a orientação.

Também neste sábado (04), das 10h às 12h, o psicólogo Willian Gomes apresenta a palestra “A criança e o emocional: Quando a criança cala, o Desenho Fala”. Atividade aberta aos interessados. O encontro acontecerá no auditório da Biblioteca.

Para quem gosta de contação de história, no sábado, das 11h às 12h as atrizes da Cia. Gatos Gordos apresentam “Piquenique Animal”. Será que onça espirra quando morre? Será que vaca bota ovos? Será que isso tudo é só armação desses personagens incríveis? Na primeira história “O velório da dona Onça “, a Onça cria uma artimanha incrível pra poder caçar o seu jantar, tudo parecia perfeito até que o macaco lança a pergunta -ela espirrou? Ninguém sabe responder e então ninguém consegue afirmar que a Onça tá mortinha da Silva. Como será que a dona Onça consegue resolver essa questão? Na outra história, também sobre animais, só que dessa vez animais de fazenda, vamos conhecer uma linda Vaca que tem um único desejo na vida: botar um ovo e de dentro dele surgir seu amado filhinho. Todo mundo sabe que vaca não bota ovos. Será mesmo? Venham conferir nessas divertidas contações de histórias da Cia Gatos Gordos.

E a última atividade no sábado (04) na BNF começa às 14h, com o comando dos atores da Cia. O que tem Maria, com a contação de história “La Cucina dela Mama”. Mamma Maria e suas filhas Bernadette e Conccetta adoram conversar enquanto fazem a massa para o jantar. Mamma relembra suas histórias de infância, enquanto as meninas fazem a maior bagunça na cozinha. Os filhos Luigi e Francesco tocam músicas típicas da Bella Itália. E depois convidam o público para um laboratório de pasta. E o prato do dia é? Buon Appetito.

Mais atrações

De 06 a 31 de março – Espaço Sonia Cintra – Expo Mulheres 2023 – Uma exposição realizada pela Revista  DTV, com curadoria da jornalista Sandra Castelo Branco, com a proposta de homenagear de 30 a 40 mulheres das mais diferentes classes sociais e profissionais.

Dia 07 de março – das 13h às 17h- Comemoração do Dia do Bibliotecário, uma realização do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região.

Dia 09 de março – das 17h às 18h- Terminal Central e das 19h às 20h, no Varejão Noturno – Bolsão da Argos – Cortejo Poético reverenciando a Mulher. Poesias personalizadas de mulher para mulher. Rimas que dão leveza ao dia e coragem ao desânimo. Força e coragem, porque ser mulher é poder.

Dia 10 de março – 18h30 às 20h30 – Lançamento do Livro “ Ockrya”, da escritora Simone Nasar.

Dia 11 de março – Lê no Ninho, com a Cia. Uni Verso & Prosa – das 11 às 12h.

Dia 11 de março – Oficina de Echarpe em voil – Material gratuito – com a arte educadora Neide Pillekamp. Das 11 às 12h. Técnica Tie Dye.

Dia 18 de março – das 9h às 17h – Startup Pitch Inovation – Evento em parceria com o Coletivo Preta Eu, IV2 Empresa de Tecnologia e BNF.

Dia 24 de março – Clube de Leitura com o Autor – das 19 às 20h30, com a autora Sabrina Gottschlisch.

Dia 25 de março – 10h às 16h – im, Elas Podem”, um evento que vai reunir pessoas interessadas em literatura, games, cosplays, cinema, teatro, música e empreendorismo, ou que queiram criar um network  para suas vidas profissionais e início de carreira.

Dia 25 de março – das 11h às 12h – contação de história “Contos da Sereia’, com a Cia. Gatos Gordos.

Dia 31 de março – das 18h às 20h30 – Projeto Cine Consciência: Ciclo de Exibição e Debates de filmes com o professor Hildon Vital de Melo.

A Biblioteca Nelson Foot está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Aos sábados e feriados das 10h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Fotos:Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/03/biblioteca-promove-em-marco-acoes-diversificadas-para-atrair-diferentes-publicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original