São Vicente entrega placas do ‘Acolha um Quarto Conforte Vidas”

Publicada em 03/03/2023 às 17:21

Prestes a completar quatro anos desde seu lançamento, em 29 de março de 2019, o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, reúne cerca de 60 empresários e membros da sociedade civil no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) nesta sexta-feira, dia 03. O momento marca a instalação de placas com nomes de empresas, famílias e grupos em 35 – do total de 71 – quartos e banheiros do hospital que já foram revitalizados com a ajuda da comunidade, num investimento total de R$ 8.057.868,00, a partir da parceria entre sociedade civil e poder público, articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí.

Cada unidade já reformada – com nova estrutura de alvenaria, pisos, revestimentos, pintura, rede elétrica e hidráulica, telhado, forro, ar condicionado, sanitários com acessibilidade, mobiliário e demais itens – recebeu uma placa especial, com o logotipo, nome da empresa, família ou grupo que contribuiu para sua completa reforma. O momento – realizado de forma escalonada – é repleto de significado para todos, uma vez que muitos relatos estão ligados a histórias de gratidão ao hospital e seus profissionais. Ainda na entrada o Hospital, próximo à recepção central, um mural iluminado traz o nome dos que aderiram ao projeto.

“Hoje é mais um dia para agradecer. Agradecer a colaboração e a parceria de empresas e pessoas físicas que se doaram para a qualificação de um espaço que é de todos, o Hospital São Vicente. O projeto Acolha um Quarto Conforte Vidas é um marco para a sociedade jundiaiense, proporcionando acolhimento humanizado na estrutura centenária do hospital mais resolutivo do interior de São Paulo”, celebra o prefeito Luiz Fernando Machado.

Empresários receberam uma placa de agradecimento, além da identificação na entrada do quarto; solenidade foi acompanhada por gestores, superintendente e prefeito Luiz Fernando Machado

Para Cesar Tamarossi, da empresa Orkli do Brasil, multinacional espanhola, o momento é especial. “O primeiro contato para aderir ao projeto foi feito por nosso antigo diretor, sr. Marco, ainda em 2019. Visitamos o primeiro quarto, depois acompanhamos as primeiras entregas. Infelizmente em 2021 ele faleceu e, apesar da tristeza, eu assumi esse projeto junto ao hospital. Sabíamos da importância de dar continuidade e fazer valer todo o carinho que o sr. Marco tinha pelo hospital. Por isso, nesta sexta, sua esposa, sra. Carmem me acompanhou neste momento tão especial e emocionante”, relata. “É uma felicidade muito grande poder contribuir e ver este sonho concretizado, afinal, eu também tenho minha história pessoal com o hospital. Em 2014 eu precisei e fui muitíssimo bem atendido. Fico feliz em fechar este processo com chave de ouro”, comemora.

Desafios
O trabalho, iniciado com a captação de recursos a partir de parcerias com empresas com sedes em Jundiaí, teve a participação ativa da Rede Jundiaí de Cooperação. “Unir forças entre as esferas pública e privada, lançada por Jundiaí com o projeto Acolha um Quarto Conforte Vidas, é um grande sucesso e já possibilitou a reforma de 35 quartos. Essas melhorias foram essenciais para que o HSV pudesse suportar a pressão causada pela pandemia, que demandou a inteira dedicação da estrutura para cuidar dos pacientes de COVID-19 em situação grave de Jundiaí e Região. Hoje, com mais da metade dos quartos renovados e outros espaços também reformados, como as UTIs Cardiológicas e Neurológicas, além das áreas de Ortopedia e Oncologia, o HSV mantém a excelência no atendimento de sempre”, elogia o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, lembrando que em 2017, o hospital passava por grande dificuldade financeira. “Foram necessários ajustes, reorganização de despesas, controle austero das contas e planejamento para o equilíbrio fiscal que possibilitou o surgimento do Novo HSV.”

A comunidade participou ativamente deste projeto, contribuindo e acompanhando cada avanço no hospital centenário, que completou 120 anos em dezembro. “Sabemos da importância desta iniciativa para a melhor qualidade da assistência em saúde e bons resultados na recuperação dos pacientes. Também é essencial externar nosso apreço ao prefeito Luiz Fernando Machado pela idealização desta iniciativa e à Rede Jundiaí de Cooperação, que articulou todo o projeto, e cada colaborador do hospital que tem vivenciado com paciência e dedicação a todos os dias de nossas obras, sem essa união de esforços, nada seria possível”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes, que recordou o início do projeto, com a participação das empresas Roca, Dexco, Astra e as arquitetas do grupo Um Tijolo Por Dia, que foram as primeiras a aderir à iniciativa.

Juiz Maurício Garibe também destinou R$ 3,3 milhões da 1ª Vara Criminal de Jundiaí

O Hospital São Vicente é hoje a maior referência em saúde para casos de alta complexidade em urgência, emergência, neurocirurgia, cardiologia, oncologia e traumato-ortopedia para cerca de 900 mil habitantes, incluindo Jundiaí e mais seis municípios da região, além de outros dois em atendimentos oncológicos. Em média são realizados mais de 33 mil atendimentos mensais no hospital.

Assessoria de Imprensa HSV
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/03/hsv-apresenta-placas-aos-doadores-do-acolha-um-quarto-conforte-vidas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original