Programação especial do Mês da Mulher marca primeiro ‘Sexta no Centro’ do ano

Publicada em 04/03/2023 às 08:00

Com uma homenagem especial ao Mês da Mulher, a primeira edição do ano do “Sexta no Centro” foi realizada nessa sexta-feira (03), na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), e abriu ainda a programação temática das ações na cidade.

Além da realização das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), esta edição contou com a participação da Casa Civil, por meio da Assessoria de Políticas para as Mulheres.

“Retomamos hoje com o Sexta no Centro, uma importante ação mensal marcada para todas as primeiras sextas-feiras do mês ao longo do ano, com a exceção de abril, por conta da Páscoa, quando a ação será na segunda sexta-feira. Trata-se de uma programação muito aguardada e apreciada pelo público e pelo comércio da região central, e que é realizada na Praça do Coreto, muito próxima à rua Barão de Jundiaí, um importante corredor cultural da cidade”, comentou o diretor de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.

Programação musical trouxe bandas com mulheres como protagonistas, como as Manas em Roda

A assessora de Políticas para as Mulheres, Penha Maria Camunhas Martins, reforçou a importância da iniciativa. “Esta atividade temática na ‘Sexta no Centro’ abre um espaço importante de integração entre as famílias, divulgação do tema e uma forma de afirmação e autoafirmação das mulheres presentes. O movimento do público e os diálogos que pudemos estabelecer demonstram o interesse pelo tema e a consciência da sociedade a respeito”.

A programação contou, na abertura, com uma apresentação da subinspetora Adriana Camargo, que é a responsável pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e que abordou a atuação do grupo nos últimos anos em prol de vítimas de violência.

Já a programação cultural e musical ficou por conta de bandas protagonizadas por mulheres, como o samba do grupo Manas em Roda; o show de grandes sucessos “Romances”, da banda Lado B; e, para encerrar, o show de clássicos Ladies of Rock.

Também marcaram presença na Praça os permissionários das feiras e varejões municipais e os artistas do programa Jundiaí feito à Mão, para a exposição e venda de artesanatos.

A assistente de manufatura Jéssica Oliveira, moradora do Cidade Jardim, foi ao Centro acompanhada das filhas Manuella (nove anos), Vitória (quatro) e Sophie (dois) para trocar um calçado, mas quando viu que haveria “Sexta no Centro”, ligou para a mãe Nerli, que se deslocou prontamente.

“Nós participamos de todas as edições e ficamos felizes em saber sobre o tema deste mês. Tratar do Mês da Mulher é uma forma de prevenir e enfrentar violências, além de garantir igualdade na sociedade. Este último é um tema que abordamos muito em casa, pois a Vitória é uma criança especial. Por isso sempre falamos sobre a importância de se conviver com a diferença para que o respeito seja com todos”, comentou Jéssica.

Vitória, Jéssica, Sophie, Manuella e Nerli: as mulheres da família marcaram presença na Praça

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/04/programacao-especial-do-mes-da-mulher-marca-primeiro-sexta-no-centro-do-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original