Cultura abre inscrições gratuitas para o Festeju 2023
Publicada em 06/03/2023 às 15:01A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebe de hoje (06) até o dia 25 de abril as inscrições gratuitas para o credenciamento de artistas solos ou grupos estudantis e companhias teatrais, amadores e profissionais, de todo o País, para compor a sétima edição do Festival de Teatro de Jundiaí – Festeju.
As inscrições serão realizadas exclusivamente, através de inscrição via formulário Google, disponível através dos endereços eletrônicos:
● https://forms.gle/QGzyEDLCdmhXDp7r7 – para inscrição dos integrantes;
● https://forms.gle/chZYgup4tLXvvsfv6 – para inscrição dos espetáculos
As apresentações do Festeju acontecerão de 06 a 25 de junho, no Teatro Polytheama e na Sala Jundiaí, no Espaço Expressa, bem como em outros equipamentos públicos da cidade, sempre com ingresso gratuito para o público.
O Festeju tem por objetivos valorizar e incentivar artistas ou companhias de teatro, selecionando e premiando espetáculos nas categorias amador e profissional, intituladas de “Cena Amadora” e “Cena Profissional”. Cada proponente poderá se inscrever com apenas um espetáculo, com temáticas infantis, infantojuvenis e adultas, pelas Cenas Amadora e Profissional.
Durante a realização do Festival de Teatro a UGC programará também oficinas, palestras, rodas de conversa e debates com profissionais de renome na área das artes cênicas, oferecidas gratuitamente aos interessados.
Na “Cena Profissional, a proposta é selecionar e premiar em dinheiro e troféus 13 espetáculos, sendo que haverá um prêmio exclusivo para grupo do munícipio “Jundiaí Encena”. O valor do prêmio em dinheiro para os 13 espetáculos selecionados e mais o de Jundiaí foi fixado em 7 mil reais.
Já para a “Cena Amadora”, a premiação acontecerá em forma de troféus para os melhores destaques: melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor diretor, melhor espetáculo por voto popular, melhores espetáculos (primeiro, segundo e terceiro lugares), melhor figurino, melhor iluminação, melhor maquiagem, melhor pesquisa, melhor sonoplastia e melhor texto original.
A programação do Festival já está assim definida: Cena Amadora de 06 a 15 de junho, no Espaço expressa, Sala Jundiaí. Já os espetáculos da Cena Profissional acontecerão de 16 a 25 de junho no palco do Teatro Polytheama.
O edital nº 05/2023 – Concurso nº03/2023 – para a realização do VII Festival de Teatro de Jundiaí – Festeju 2023 com todas as informações e disposições podem ser consultado na página oficial da Cultura Jundiaí.
O Festival
Criado em 2017, o Festeju chega à sua sétima edição, com o objetivo não apenas de fomentar a atividade artística na linguagem do Teatro, como também de estimular a criação de público e de promover o intercâmbio entre os artistas.
O Festival de Teatro de Jundiaí em 2022 foi prestigiado por um grande público e movimentou a cena cultural da cidade por 22 dias com apresentações no Teatro Polytheama, Sala Jundiaí do Complexo Fepasa e Praça Marechal Floriano Peixoto – Praça do Coreto.
A retomada presencial em 2022 foi sucesso e bateu recorde após dois anos de realização on-line e híbrida por conta da pandemia. As apresentações presenciais gratuitas contaram com mais de 20 espetáculos pelas Cenas Amadora e Profissional. Além disso, foram realizadas rodas de conversa e workshops com profissionais renomados das diversas áreas teatrais. No total, se inscreveram para o FESTEJU neste ano 160 espetáculos e 900 integrantes dos grupos.
Além de grupos de Jundiaí e de outros municípios paulistas, como São Paulo capital, Campinas, Itapetininga, Santos, São José dos Campos, São Roque, esta edição contou também com participantes de fora do Estado, com grupos de Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original