Na Biblioteca da Pracinha da Cultura várias atividades programadas para este mês

Publicada em 07/03/2023 às 11:36

Dentro da proposta da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em descentralizar as ações culturais em seus equipamentos, a unidade da Biblioteca Nelson Foot que funciona no prédio da Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes, programou para esse mês de março atividades como contação de histórias, mediação de leitura ativa e oficina de artes, tudo oferecido gratuitamente aos interessados.

Nesta terça-feira (07) das 18h30 às 19h30, integrantes da Cia. Uni Verso & Prosa darão início a uma série de encontros (dias 14, 21 e 28 de março) onde o tema central será “A Criança e o Verbo: O despertar de novos leitores”.

“A Criança e o Verbo: O despertar de novos leitores”, com a Cia. Uni Verso & Prosa

Segundo a bibliotecária Michele Bueno, responsável pelas ações na Pracinha da Cultura, os Parâmetros Curriculares Nacionais têm apontado o texto como norteador do conhecimento e experiências literários. Assim há necessidade de práticas de leitura de diversos gêneros textuais, a fim de melhorar a competência interpretativa” e, consequentemente, o prazer pela leitura.

O projeto, continuou Michele, “A criança e o verbo: o despertar de novos leitores – Mediação de Leitura Ativa”, vem complementar todo trabalho realizado no contexto escolar, adicionando novas possibilidades de estimular a leitura, através do seguinte passo a passo:
“Vida cotidiana” – Leitura e escrita em que o contexto ocorre por meio de atividade vivenciadas no dia a dia da criança. E “Vida pública” – Leitura especialmente de textos das esferas jornalísticas, publicitária, temas que impactam a cidadania. Jogos e músicas irão contribuir para o desenvolvimento das atividades, finalizou.

Março será movimentado na Pracinha da Cultura

Também nesta terça-feira (07), das 19h30 às 20h15 a garotada vai poder acompanhar a apresentação da Cia. Gatos Gordos, com contação de histórias do mar, histórias da floresta, histórias clássicas e causos de gente bem inteligente sendo contados para todo mundo.

Durante o mês de março, sempre às terças-feiras os integrantes da Cia estarão na Pracinha da Cultura (antigo CÉU das Artes) contando causos e histórias para todas as idades, para divertir bastante a garotada.  No elenco Clara de Biaggio, Lisete Pecoraro, Rafael Lopes, Rodrigo Moraes e Vivi Massolli.

Já no dia 09, quinta-feira, têm início a Oficina de Artes, sob o comando da artista plástica Giovanna Vasconcellos – GIKA. A proposta é utilizar materiais recicláveis, fáceis de adquirir e transformá-los em materiais uteis para o dia a dia. Os participantes terão a oportunidade de aprender a customizar capas de caderno, confeccionar um estojo, criar esculturas e decoração em papel machê e por último confeccionar uma bolsinha de lado no estilo “shoulder bag”. Serão quatro encontros: 09, 16, 23 e 30, sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h30.

 A Pracinha da Cultura do Vista Alegre está localizada na Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110, bairro Vista Alegre. Telefone: (11) 4521-6193. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ e divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/07/na-biblioteca-da-pracinha-da-cultura-varias-atividades-programadas-para-este-mes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original