“Espaço Cultura”: Live desta quarta-feira (08) apresenta quatro novos projetos artísticos

Publicada em 08/03/2023 às 08:00

A “Live: Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente, às quartas-feiras, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega neste dia 08, com a apresentação de mais quatro projetos inéditos de artistas locais, sendo dois no segmento de Literatura e dois em Música, contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.

Segundo o diretor de Cultura da UGC, João Carlos de Luca, a proposta é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, pois além de divulgar os artistas e suas propostas as lives promovem o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí.

Na live desta semana além da apresentação dos vídeos selecionados dos artistas Rosangela Cristina Mesquita Torrezin, “Contos contados para os pequenos” – Literatura; Luiza Bitencourt Amarante Maltoni, “Contos  Roça” – Literatura;  Emily Pessoto Finati, “Brasileiríssimo” – Música e Paulo André Ribeiro Porto, “The Travel” – Música. Ainda serão abordados os detalhes da sétima edição do Festival de Teatro de Jundiaí ( Festeju), e também sobre o Enredança e Festival de Curtas-Metragens 2023. Sempre há espaço também, para esclarecer as dúvidas dos artistas sobre o Cadastro de Artistas do Município e projetos.

Os vídeos da semana

Rosangela Cristina Mesquita Torrezin, “Contos contados para os pequenos” – Literatura – Numa fantástica mistura, reunir música ao vivo contanto alguns dos mais belos contos totalmente adaptados para o universo infantil. Resgatando assim essas histórias vividas ou criadas por pessoas anônimas, e que atravessam o tempo e espaço e até hoje nos fazem refletir sobre questões morais e comportamentais, nos auxiliando na construção da nossa personalidade, além de nos mostrar culturas diferentes. Voltada para o público infantil e adultos essa apresentação traz diversão e sugere interação com todos. Contos apresentados: “Os dentes do Sultão”, “Um homem de sorte”, “A árvore confusa” e “As questões do Rei”.

Luiza Bitencourt Amarante Maltoni, “Contos Roça” – Literatura – O caipira faz parte do imaginário brasileiro, é aquele personagem da vida simples do campo. E é de história de Caipira que a gente gosta mesmo, cheio de simplicidade e trapalhadas, que sempre mostram uma forma inusitada de ver a vida. Este vídeo de narração de histórias é composto por contos tradicionais brasileiros, resgatados por Câmara Cascudo, numa versão divertida pra toda família.

Emily Pessoto Finati, “Brasileiríssimo” – Música – Com o objetivo de difundir a rica diversidade cultural musical regional do Brasil, o projeto Brasileiríssimo – realizado por Dô de Carvalho (flauta e saxofone), Emily Pessoto (teclado e voz), Felipe Vellasco (guitarra e violão), João Pedro Silva (contrabaixo acústico e elétrico) e Cássio Soares (bateria e percussão) -, propõe um resgate de cinco encantadoras canções tradicionais brasileiras, cada uma representando uma região específica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), numa interpretação repleta de personalidade e versatilidade.

Paulo André Ribeiro Porto, “The Travel” – Música – Apresentação gravada em video com qualidade 100% Full HD e produzido em Home Studio conta com a performance de alto nível com técnicas guitarrísticas, virtuosismo, harmonia e melodias marcantes trazendo um contexto sentimental e emoções vividas através de viagens, e por isso tem o título de “The Travel “. Sendo assim, é um trabalho não apenas para ser assistido como também para uma playlist de uma viagem emocionante e marcante. O projeto foi composto, executado, gravado e editado pelo músico, com a participação de alguns amigos que abrilhantaram ainda mais essa obra.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/08/espaco-cultura-live-desta-quarta-feira-08-apresenta-quatro-novos-projetos-artisticos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original