Jundiaí sedia evento inédito sobre a cultura e gastronomia japonesa

Publicada em 08/03/2023 às 17:07

Nos dias 24, 25 e 26 a cidade de Jundiaí será palco de um evento inédito e gratuito sobre a cultura e gastronomia japonesa. O “Jundiaí Matsuri” acontecerá no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, e será realizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí em parceria com a empresa Tasa Eventos e Prefeitura de Jundiaí. Nesta quarta-feira (08), membros organizadores encontraram o Prefeito Luiz Fernando Machado para apresentar a programação para os três dias.

“Jundiaí é uma cidade consolidada no cenário mundial pela força das pessoas que aqui moram. Dentro desse contexto, a comunidade japonesa sempre teve um papel de muito protagonismo e sem dúvidas faz parte da nossa história. Essa será uma grande oportunidade de celebrar o povo japonês e a sua cultura”, afirma o chefe do executivo.

Programação do evento foi apresentada em reunião com o Prefeito Luiz Fernando Machado

O evento trará uma programação artística-cultural e gastronômica variada para a família. Terão com shows com cantores tradicionais da comunidade nipo-brasileira, como Joe Hirata e Karen Ito, workshops de mangá, origami, bonsai, entre outros. Na área gastronômica os visitantes terão a oportunidade de experimentar várias comidas típicas, como os tradicionais sushis, sashimis e ramen, além da yakissoba, tempurá e o takoyaki.

A cultura pop também será representada com desfile de cosplays. Além disso, haverá um espaço destinado à tecnologia, no qual os participantes poderão fazer sessões de realidade virtual que simulam planetários japoneses. A tecnologia é conhecida como “Sky Bridge Experience” e ganhou prêmios na Inglaterra e no Japão.

Evento é inédito e trará diversos aspectos da cultura e gastronomia japonesa ao ocidente

“Será uma ótima oportunidade para mostrar boa parte da gastronomia e arte japonesa para o público ocidental. Estamos preparados para receber os visitantes para celebrarmos juntos no Jundiaí Matsuri. Que seja o primeiro de muitos”, explica o presidente da Associação Nipo-Brasileira, Pedro Inamura.

“Os matsuris (festivais) ganham cada vez mais destaque, principalmente no estado de São Paulo, principalmente por concentrar o maior número de descendente no Brasil. Jundiaí tem um enorme potencial para se tornar uma referência. Com certeza será um dos maiores eventos que já organizamos”, comenta o CEO da Tasa Eventos, Sérgio Takao Sato.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/08/jundiai-sedia-evento-inedito-sobre-a-cultura-e-gastronomia-japonesa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original