Programa Guardiã Maria da Penha de Jundiaí participa de encontro em Brasília

Publicada em 08/03/2023 às 08:00

O programa Guardiã Maria da Penha, executado pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e reconhecido pelo trabalho em defesa da mulher vítima de violência doméstica, foi convidada a participar do Encontro Nacional de Segurança Pública em Defesa da Mulher. Essas ações que serão desenvolvidas em Brasília no Ministério da Justiça fazem parte de um conjunto de eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O encontro acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março e contará com representantes das diversas forças de segurança do país que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Segundo o diretor de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça, Felipe Oscar Sampaio Gomes de Almeida,  a reunião tratará da atualização das Diretrizes Nacionais do Atendimento à mulher vítima de Violência Doméstica. “Será um encontro para discutir a implementação e padronização da Sala Pericial ‘lilás’ com abordagem de boas práticas no enfrentamento à violência contra a mulher com a atualização da Norma Técnica das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher – DEAM.  É um trabalho em prol do fortalecimento da Segurança Pública no país”, explicou Gomes de Almeida.

“É um trabalho de referência na região com guardas capacitados e preparados para atender as vítimas de agressão. É um trabalho que beneficia toda a sociedade”, destacou a gestora de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson.

Equipe Guardiã Maria da Penha terá participação no Encontro Nacional de Segurança Pública em Defesa da Mulher

Programa Guardiã Maria da Penha em Jundiaí

O programa patrulha Guardiã Maria da Penha, foi criado por meio da Lei Municipal nº 9.231, de 01 de julho de 2019, visando o atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, e regida pelas diretrizes dispostas na Lei Federal nº 11.340, 07 de agosto de 2006, da Lei Maria da Penha.

Além da fiscalização das medidas protetivas, a patrulha atua ainda na prevenção e combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, no monitoramento do cumprimento das normas que garantem a proteção das mulheres e responsabilização dos autores de violência contra as mulheres e inserção das vítimas em situação de violência e seus familiares em rede de atendimento.

O descumprimento da medida protetiva por parte do agressor está previsto na lei federal nº 13.641 de 2018, com detenção de três meses a dois anos. A violência física ainda é a principal agressão à mulher, seguido de violência psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, foram realizadas pela Patrulha Guardiã, nestes três anos e meio, aproximadamente 35 mil ações em prol das vítimas de violência doméstica ou familiar em Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/08/programa-guardia-maria-da-penha-de-jundiai-participa-de-encontro-em-brasilia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original