Aberta temporada de oficinas da economia criativa no Galpão

Publicada em 09/03/2023 às 12:07

Com o objetivo de abrir as portas do Galpão Criativo à comunidade que deseja empreender ou melhorar seu negócio, a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC Jundiaí (FTVTEC) iniciam a temporada de ‘oficinas da economia criativa’. A partir do dia 15 de março, várias atividades de ‘mão na massa’ começam a ser realizadas no espaço que já se tornou uma incubadora de talentos da economia criativa.

Pulseiras, colares, bichos de pelúcia, secagem de plantas e filtro dos sonhos são algumas oficinas oferecidas. Com duração de três horas, as mesmas serão ministradas por criativos que fizeram parte das edições do Galpão Criativo. Os encontros acontecem das 14h às 17h de forma gratuita, porém com inscrição antecipada.

A artesã Marinilce Gomes irá compartilhar sua experiência e intimidade com o crochê para fazer uma pulseira criativa. Durante a oficina ‘Crie sua pulseira com linhas’ ela irá utilizar materiais inusitados para criar e encantar mostrando ao público que o artesanato não é um bicho de sete cabeças. “O crochê foi uma das técnicas que sempre trabalhei e agora consigo aliar a minha preocupação ambiental, reciclagem e uso de materiais inusitados para criar. Quando desenvolvemos nossas habilidades manuais, percebemos que elas produzem, encantam e geram renda. O sentimento é positivo e de bem-estar, portanto não há espaço para depressão, ansiedade, tristeza.”

Galpão ajuda na valorização e qualificação; poder público em ação

Para ela, a iniciativa da TVTEC em oferecer as oficinas mostra a preocupação quanto à capacitação de quem deseja empreender ou aprender um ofício. “A iniciativa da TV com as oficinas veio ao encontro da minha necessidade e a de muitas outras pessoas. Precisamos ser capacitados nas diversas áreas e ter contato com outros produtores. A visibilidade é vital e isso brindou com o Galpão. Além da oportunidade para mostrarmos nossos trabalhos e valores também trará pessoas com interesses diversos e que poderão ser atendidos de forma rápida e pontual.”

A artesã Matilde Helena Rossini, especialista em fios e malhas, oferece a oficina ‘Faça seu colar com tiras de tecido’ mostrando que a malha, quando manuseada com algumas técnicas, se transforma em peça única. Reforça que a valorização do trabalho com as mãos é um dos pilares para transformar o produto em fonte de renda. “O artesanato nunca sai de moda e agora, com o Galpão ajudando nesta valorização e qualificação, mostra que o poder público se preocupa com o artesão. Poder ensinar as mulheres a se identificarem com seus produtos e multiplicarem seus trabalhos será um prazer.”

Multiplicadores
Promover, incluir, qualificar e mobilizar os participantes com a entrega de resultados e práticas em organização, gestão, liderança efetiva, planejamento e compartilhamento vidando desenvolver trilhas de habilidades de autoconfiança, comunicação, posicionamento, clareza, segurança e objetividade. Estas são algumas das vocações da Prefeitura de Jundiaí e da Fundação Escola TVTEC quando o assunto é Galpão Criativo.

Para a superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo, a proposta das oficinas é promover o contato das pessoas com a própria criatividade. O mão na massa e o fazer com as mãos serão desenvolvidos de forma a incluir a comunidade nesta proposta de abrir as portas do Galpão. “Queremos dar a oportunidade para as pessoas trabalharem um pouco mais com os sentimentos sensoriais. Os criativos se tornam multiplicadores oferecendo dentro do Galpão estímulo, motivação e inclusão.”

Serviço
Mais informações no Instagram oficial do Galpão Criativo @galpaocriativojundiai ou pelo telefone 4587-5151 (ramal 232).


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/09/aberta-temporada-de-oficinas-da-economia-criativa-no-galpao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original