Primeiro jardim de chuva é implantado em Jundiaí

Publicada em 09/03/2023 às 07:18

Jundiaí receberá, no próximo dia 18, seu primeiro jardim de chuva. Ele é resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Sesc, através do curso “Sistematização de água na paisagem” que será realizado nos dias 9, 16 e 18. Com atividades teóricas e práticas, o grupo aplicará os conhecimentos na Horta Urbana e no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara, que estão em formação.

De acordo com a diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPMA), Sylvia Angelini, o tema da drenagem urbana é muito oportuno, especialmente neste momento em que os efeitos das mudanças climáticas já têm sido notados na cidade. “Esta primeira fase do trabalho consiste na implantação de um projeto-piloto de jardim de chuva, que tem como objetivos reduzir a velocidade da água, direcioná-la pelo terreno e ampliar a capacidade de infiltração no solo, tudo isso com a criação de paisagens naturais, floridas e muito mais bonitas. A próxima etapa será replicar esta solução de microdrenagem para outras partes da cidade, melhorando a gestão da água pluvial no território e reduzindo os riscos de alagamentos”, comenta.

A parceria com o Sesc traz dois especialistas – Fernando Sassioto e Guilherme Castagna – para explicar sobre como planejar a sistematização da água pluvial na paisagem, a partir de soluções diferentes para atender a diversas escalas e contextos. Nesse tema, estão inseridos os pequenos reservatórios para retenção de água de chuva e contenção da erosão, entre outras técnicas que devem ser aplicadas de acordo com a topografia do terreno.

“O curso é resultante de uma continuidade da parceria entre o Sesc Jundiaí e o Programa Horta Urbana, que vem sendo desenvolvida desde 2021, após um Curso de Design em Permacultura (PDC) organizado pelo Sesc. Começamos a nossa contribuição no bairro Fazenda Grande e, desde o segundo semestre de 2022 temos trabalhado juntos no Jardim Guanabara. Este curso traz um novo tema à parceria, além da bioconstrução e do manejo de efluentes, permitindo um olhar mais amplo sobre a gestão da água no território, com base na permacultura, e fornecendo subsídios para políticas públicas mais amplas na cidade”, explica o agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí, André Fossaluza.

Técnicas apresentadas na atividade reduzem enxurradas e possibilitam a infiltração da água no solo

Segundo a arquiteta da UGPUMA Alissandra Bernardini de Oliveira, esta ação é inovadora para a cidade e resulta do fortalecimento da comunidade, essência do programa Horta Urbana coordenado pela nutricionista Rita de Cássia Stringari. Nesta área pública, há um ano acontecem atividades com a participação das crianças da EMEB Prof. Nelson Figueiredo Brito, seus professores e a coordenação, os voluntários do trabalho na horta, o vereador Daniel Lemos e assessores, os técnicos da Prefeitura e do Instituto Agronômico (IAC), em especial o prof. Afonso Peche, o que gera não apenas um resultado desejado, mas também um processo de grande aprendizado para todos.

Os interessados em conhecer o trabalho já desenvolvido em parceria entre Prefeitura e Sesc na Horta Urbana do Fazenda Grande, podem acessar o minidocumentário “Do Plantio à Bioconstrução: A força coletiva na implantação da Horta Urbana no bairro Fazenda Grande”, lançado em setembro de 2022, disponível no link:  https://youtu.be/pPixy8GEcmA.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/09/jardim-de-chuva-e-tema-de-formacao-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original