Programação do Encontro de Cidade das Crianças contará com painéis e fóruns temáticos

Publicada em 12/03/2023 às 10:00

Para o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que será realizado entre os dias 18 e 24 de março, a Prefeitura de Jundiaí preparou uma extensa programação temática e gratuita.

Com o objetivo de compartilhar as boas-práticas promovidas no Município e promover o intercâmbio das iniciativas com os gestores públicos e representantes de organizações participantes, as temáticas propostas para o Encontro são baseadas nos eixos do programa municipal Cidade das Crianças, divididas em Painéis e Fóruns das Infâncias temáticos.

“O programa Cidade das Crianças revela o entendimento de que a Prefeitura prioriza a política pública para a Infância como elemento definidor da redução das desigualdades. Por isso o Encontro deve trazer a consolidação desse entendimento e do compartilhamento de nossas boas-práticas com as de outros gestores e especialistas que concordam com o olhar de Jundiaí”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Programação temática sobre as Infâncias vai de 18 a 24 de março

Painéis
Os Painéis terão como formato a apresentação de dois casos de boas-práticas voltadas às Infâncias – um apresentado por Jundiaí e outro por representante de algum Município. Com necessidade de inscrição prévia gratuita nas 120 vagas de cada painel, as atividades são voltadas somente a técnicos dos serviços das cidades inscritas e contarão com a presença de mediador.

Os temas apresentados nos Painéis serão “Redes Internacionais”, “Promoção da Saúde”, “Educação Inovadora”, “Áreas da Infância” e “Autonomia e Projetos Especiais”, realizados nos dias 19, 20 e 23 de março.

Para as apresentações dos Painéis, além do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores municipais, estão confirmadas as presenças dos prefeitos de: Boa Vista (RR), Arthur Henrique; Sobral (Ceará), Ivo Gomes; e de Caruaru (PE), Rodrigo Pinheiro; além de secretários estaduais e representantes de Ministérios do Governo Federal.

Confira as biografias e fotos dos participantes

Nas sequências, os Painéis contarão com visitas monitoradas a equipamentos públicos municipais com alguma relação com o tema apresentado. Entre eles estão o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy, o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi) e outros equipamentos municipais.

Fóruns
Já os cinco Fóruns das Infâncias programados trarão para o Encontro um debate mais aprofundado de temas trazidos por convidados especiais e de renome em suas áreas, com, na sequência, a realização de uma mesa-redonda mediada e também de uma visita a lugares afins à temática.

Eles serão realizados entre 21 e 24 de março, sobre os temas “Promover a participação”, “Garantir autonomia” e os Direitos à Cultura, à Saúde e de Brincar. Com exceção do último, que será realizado no Mundo das Crianças juntamente com o encerramento do Encontro, todos os demais serão realizados no Teatro Polytheama.

Entre os convidados para os Fóruns estão: os representantes das Redes de Cidades das Crianças Francesco Tonucci (Frato), Lorena Morachimo e Paula Querido, que são, respectivamente, fundador, coordenadora das Redes internacionais e coordenadora da rede Argentina; o fundador da Fundação Casa Grande (Ceará), Alemberg Quindins; a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas; o pediatra Dr. Daniel Becker, e gestores municipais.

Os detalhes da programação completa podem ser conferidos no site do Encontro, onde também estão disponíveis os links para as inscrições gratuitas nas atividades para o público em geral. Os representantes de Municípios já inscritos não precisarão retirar ingressos.

Obra de Frato, nome artístico pelo qual Tonucci também é conhecido, ilustra o tema do Encontro

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/12/programacao-do-encontro-de-cidade-das-criancas-contara-com-paineis-e-foruns-tematicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original