Cidade das Crianças: evento internacional começa neste sábado (18)

Publicada em 14/03/2023 às 19:25

Neste sábado (18) será dado o pontapé inicial para o 1° Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, em Jundiaí. O evento contará com a presença de autoridades de 56 cidades, 12 Estados e cinco países diferentes. Além disso, será a primeira vez do ilustre pedagogo Francesco Tonucci, também conhecido pelo nome artístico de Frato, a serviço no Brasil. E nesta terça-feira (14), gestores e diretores estiveram juntos para alinhamento dos detalhes finais das atividades, que perduram até o dia 24 de março.

Atualmente, Jundiaí faz parte da Rede Cidade das Crianças e Urban95. “As políticas públicas voltadas à infância são estratégicas para a população jundiaiense, pois a partir delas enxergamos as possibilidades de redução de desigualdade social. São essas boas práticas que serão mostradas nesse evento internacional e que credenciam Jundiaí como uma referência mundial no assunto”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Luiz Fernando Machado destaca a importância dos investimentos na infância

O evento terá em sua programação uma abertura realizada no teatro Polythema, além de fóruns, painéis, palestras e visitas a equipamentos públicos que atuam e fazem alusão à infância. Com foco na discussão de políticas voltadas à infância, foram selecionados oito eixos norteadores para os temas das atividades, alinhados com as prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e com os programas e projetos implementados em Jundiaí. Os eixos são: Direito de Brincar, Garantir Autonomia, Promover a Participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional.

“Jundiaí, por meio do Programa Cidade das Crianças, consolida cada vez mais as políticas voltadas à infância. O evento será fundamental para trocar experiências e internacionalizar a cidade também nesse tema”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“Para que a criança represente o futuro, os investimentos precisam ser feitos no presente. Nesse contexto, as redes internacionais que Jundiaí integra, as políticas aplicadas no município e sediarmos um evento desse porte, que possibilita a discussão de boas práticas, mostram que a cidade está no caminho certo”, avalia o Gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

“Esse evento internacional será de grande dimensão e trará pessoas de todas as partes do Brasil e do Mundo para Jundiaí. Será uma grande oportunidade de mostrar tudo o que fazemos de melhor para as nossas crianças”, ressalta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

A programação completa do 1° Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias pode ser conferida clicando aqui.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/14/cidade-das-criancas-evento-internacional-comeca-neste-sabado-18/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original