Mês da Mulher: Sexta no Museu traz programação especial
Publicada em 14/03/2023 às 14:18Com uma programação diversificada e em homenagem às mulheres, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou para esta sexta-feira (17) mais uma edição da ação “Sexta no Museu”. Com entrada gratuita, o público poderá conferir, das 16h às 20h, as apresentações, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, das artistas Shirley Espíndola e Gláucia Chignolli e do Trio Regra Três, com repertório de MPB e Pop Instrumental.
Segundo o diretor do Departamento de Cultura, João Carlos de Luca, a ação “Sexta no Museu” tem por objetivo promover shows gratuitos no Solar do Barão, com formato intimista e mistura de ritmos de diversos estilos, bem como outras atrações culturais gratuitas e ao mesmo tempo incentivar à visita ao Museu e as exposições montadas no local.
Para nós da UGC, continuou de Luca, a ação “ Sexta no Museu” quer alcançar o público que que está no centro da cidade, aqueles que estão saindo do seu trabalho, que sejam surpreendidos pelas ações culturais e que entrem no Museu, conheçam o espaço e tenham contato com os artistas de nossa cidade, independente do segmento cultural que representam. Nós queremos que o público se aproprie dos espaços culturais que a cidade oferece, finalizou.
Na abertura da programação, às 16 horas, a apresentação de Shirley Espindola, com seu show “Conecta Beet “ que tem o objetivo de mostrar o talento de seus integrantes ao executar, com novos arranjos, obras imortalizadas por ícones da música brasileira como Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque, mesclando ritmos com uma roupagem nova, moderna e inédita à procura da inovação.
A proposta é acrescentar um toque de contemporâneo e exclusivo à tradicional sonoridade do samba e da bossa nova. É democratizar, difundir e popularizar as obras artísticas dos compositores; agitando o público ao revisitar sucessos da MPB com fusão de batidas eletrônicas.
Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto foram as principais influências desse movimento que, derivado do samba e com influência do Jazz, surgiu na década de 50 denominado “Bossa Nova” Muitas dezenas de anos já se passaram, mas sempre será hora de relembrar os principais clássicos do movimento que nunca deixarão de embalar a vida boêmia brasileira. O repertório tem uma nova roupagem para esse século embalado em novos timbres e ritmos eletrônicos.
Às 17h30, acontece a apresentação do Trio Regra 3. Surgido no final dos anos 1990, fez várias apresentações em Jundiaí e em outras localidades. O Trio conta com Renata Iacovino no vocal e violão, Mazzola na bateria e Cassiano Barão no contrabaixo, os músicos seguem difundindo o tradicional repertório da MPB, contribuindo para sua audição e perpetuação, ultrapassando gerações e tempo.
Mostra um repertório da clássica MPB, desfilando compositores como Tim Maia, Alceu Valença, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Rita Lee, Beto Guedes, Caetano, Ângela Rô Rô, Marisa Monte, Raul Seixas, entre outros.
Possui uma performance que busca criar, em alguns momentos, novos arranjos, valorizando as canções selecionadas ao mesmo tempo em que apresenta ao público sua virtude enquanto criador de novas sonoridades.
No encerramento da programação do Sexta no Museu, às 19 horas, será a vez da apresentação de Glaucia Chignolli com “In Pop Concert” explorando os clássicos do Pop com uma roupagem diferente, incluindo o violino como solista principal. O grupo interpreta músicas de Bruno Mars, Elton John, Creedance, Jason Mraz, entre outros.
O grupo é formado por Glaucia Chignolli Faelis no violino, Alex Helan no piano e Renato Lanza na bateria e atuam em Jundiai desde 2007 com diversas formações instrumentais e já participou de varias edições da Festa da Uva e outros eventos da cidade de Jundiaí e região
A participação do público será por ordem de chegada ao local, com limite máximo de 50 participantes.
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações pelos telefones 4589-6800 e 4521-6259.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original