Defesa Civil fará avaliações em áreas afetadas por alagamento

Publicada em 15/03/2023 às 07:38

Os bairros Mato Dentro e Rio Acima, cortados pelo rio Capivari e seus afluentes, foram afetados por grande volume de água, que chegou de maneira repentina, durante a chuva da tarde de terça-feira (14). As equipes da Força Tarefa Operação Verão realizaram os atendimentos a 40 pessoas, com resgate, acolhimento, entrega de material de limpeza, colchões, cobertores e alimentos. A Defesa Civil fará nova avaliação nas áreas e as equipes das Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) farão as intervenções necessárias para o apoio às famílias e recuperação das vias afetas.

“As chuvas frequentes que têm atingido a região deixam o solo encharcado e, os riscos para ocorrências como deslizamentos, desbarrancamentos e transbordamentos são elevados. Faremos nova vistoria nos pontos para verificar as informações recebidas ao longo do dia de ontem. Agora, todas as pessoas já estão em local seguro e serão atendidas pelas equipes de assistência social”, comenta o coronel coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Integrante da Defesa Civil, com uniforme com símbolo da Defesa Civil, de costas, observa a força das águas no rio Capivari, que subiu e invadiu casas na região do Rio Acima e Mato Dentro
Equipes da Defesa Civil realiza atendimento e avaliações nas áreas afetadas pela inundação

Somente na rua Antonio Codarin houve interdição parcial de nove imóveis. As equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros fizeram o resgate 31 pessoas (10 crianças 21 adultos). O ponto, que foi o mais afetado na ocorrência, teria recebido o impacto do rompimento de lagos, na parte alta do bairro.

Na avenida Geraldo Azzoni, outras três residências tiveram as interdições parciais realizadas por conta do alagamento. Foram resgatadas nove pessoas (três adultos, cinco crianças e um idoso cadeirante). A Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Acima também foi invadida pelas águas e terá o atendimento interrompido nesta quarta-feira (15). A retirada de medicação, atendimento para curativos e vacinação podem ser feitas nas Novas UBSs Jundiaí Mirim ou Corrupira.

Além das duas vias afetadas, a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, na altura do KM 72 – nos dois sentidos – teve o tráfego interrompido no período da tarde de ontem.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/15/defesa-civil-fara-avaliacoes-em-areas-afetadas-por-alagamento/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original