“Espaço Cultura” apresenta três propostas de música nesta quarta-feira (15)

Publicada em 15/03/2023 às 08:05

Três Propostas de Música chegam nesta quarta-feira (15), como destaque na “Live: Espaço Cultura”, uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h.

Na oportunidade, as propostas dos artistas, Bárbara Fagundes, Richard Anderson Dias e Claudinei Duran contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc serão apresentados para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, difundindo assim a produção cultural da cidade, nos seus diversos segmentos e modalidades.

Comandada pelo diretor do Departamento de Cultura, João Carlos de Luca a live desta semana ainda traz informações sobre o planejamento do primeiro semestre deste ano da UGC, com destaque para os editais do 25º Festival Enredança, o 4º Festival de Curtas-Metragens 2023 e p 7º Festival de Teatro de Jundiaí.

Também será abordado  o  novo Cadastro de Artistas e Projetos, ferramenta on-line que serve como banco de dados para contratações de artistas locais e para planejamento de atividades e políticas públicas voltadas à classe artística jundiaienses, bem como informações, orientações e instruções para os artistas da cidade sobre  a página Espaço do Artista do site da Cultura, onde estão concentradas as orientações importantes para os artistas, com os links mais utilizados pelo segmento, como para o site do Jundiaí Empreendedora.

 Projetos

A live de hoje (15), apresentará a proposta de Barbara Fagundes, “Live Session – Bárbara Fagundes” – Música: A pernambucana Bárbara Fagundes atua no setor musical há mais de dez anos. Negra, lésbica e compositora autodidata, iniciou sua carreira como artista de rua em sua terra natal, Recife. Criada em Olinda, Bárbara se mudou para Jundiaí em 2015, onde iniciou uma ampla contribuição musical para a cena cultural local. Desde então, circula e contribui com a cultura popular local. Foi fundadora da banda Clandestinas, em conjunto com a artista e acadêmica Camila Godoi, projeto dedicado à composição de canções próprias que abordem a pauta feminista e LGBTQIA+. Durante o período que esteve à frente do projeto, apresentou-se em saraus e eventos organizados por coletivos de Jundiaí, Campinas e região, bem como na abertura da Parada do Orgulho LGBT de Jundiaí em 2016.

Richard Anderson Dias, “Performance na Bateria” – Música: Uma mostra de como tocar músicas instrumentais utilizando técnicas e Ritmos diferentes na bateria, registrado em áudio e vídeo. A ideia é performar em solo no instrumento, depois tocar 4 músicas instrumentais mostrando as variações entre elas e a diversidade na forma de tocar.

Claudinei Duran, “Villa Lobos e as Cirandas” – Música: Villa Lobos percorreu o Brasil por vários estados, do Norte até Pernambuco, do Sul ao Centro-Oeste, numa íntima convivência com a música do povo. Da experiência dessas viagens registrou as manifestações do folclore musical: canções-de-rua; canções-de-roda; cirandas. É onde baseia-se o projeto Villa Lobos e as Cirandas, tentando – resgatar – talvez, o que nunca foi perdido, pois está inerente em nossa alma cultural, porém, com o propósito da: lembrança! “Canções-de-rua; canções-de-roda; cirandas” será a base do projeto, readaptadas com arranjo autoral de violão de 7 cordas.

Após a transmissão, o conteúdo segue disponível para os espectadores interessados.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/15/espaco-cultura-apresenta-tres-propostas-de-musica-nesta-quarta-feira-15/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original