Prefeito vistoria bairros afetados pelas chuvas e reforça atendimento às famílias
Publicada em 15/03/2023 às 17:02Após as fortes chuvas que atingiram a região norte de Jundiaí, o Prefeito Luiz Fernando Machado, gestores municipais e Defesa Civil estiveram, na manhã desta quarta-feira (15), nos bairros Mato Dentro, Champirra e Rio Acima. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas registrado foi de 70 milímetros em uma hora, algo considerado volumoso e severo pelos técnicos. Não houve ocorrências graves.
A vistoria permitiu avaliação dos impactos, além de assistência às necessidades urgentes dos moradores e comerciantes locais. Um plano de trabalho também foi definido para guiar as próximas ações para a solução dos problemas gerados pelo grande fluxo de água, já que a previsão é de mais chuva nos próximos dias.
“O poder público está ao lado das pessoas e tem atuado de forma rápida e intensiva. Em um primeiro momento o foco foi salvar vidas e agora o trabalho tem como objetivo realizar a limpeza dos locais mais afetados e atender as principais demandas das famílias”, afirmou o chefe do executivo.

A chuva de terça-feira atingiu de forma intensa a região norte do município e causou o transbordamento de lagos particulares e do rio Capivari. Como consequência, houve o alagamento, perda de bens materiais e danos estruturais em algumas casas. A UBS Rio Acima também foi atingida. No Champirra, seis casas foram interditadas por riscos de destruição por conta de deslizamentos. O atendimento às famílias foi feito pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) através do auxílio-moradia.
“A Defesa Civil atua diariamente no monitoramento e nas ações preventivas. Felizmente não tivemos nenhuma vítima em todo esse período em que a cidade tem registrado chuvas severas. A população pode entrar em contato conosco sempre que for preciso”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez.

Também acompanharam os trabalhos os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Gustavo Maryssael (Casa Civil), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão).
Ligue 199
Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, está disponível o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
03/02/2025
Defesa Civil de Jundiaí interdita três casas no bairro Bela Vista após fortes chuvas
-
30/01/2025
Defesa Civil vistoria bairros afetados pela chuva e emite alerta para os próximos dias
-
29/01/2025
Defesa Civil de Jundiaí participa de alinhamento para definir ações de prevenção às chuvas
-
23/01/2025
FUMAS e Defesas Civis de Jundiaí e Várzea Paulista realizam visita técnica no Jardim Balsam
Baixe as fotos desta notícia na resolução original