Encontro de Cidades das Crianças tratará da importância do acesso à Cultura

Publicada em 16/03/2023 às 08:13

Um dos eixos do programa municipal Cidade das Crianças, o Direito à Cultura também estará entre as pautas do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, compondo como tema do Fórum das Infâncias 3, que será realizado na quarta-feira (22), no Teatro Polytheama.

Na ocasião do Fórum, sob a mediação de Ana Paula Dugaich Marques, da Allma Hub, os convidados serão o responsável da Fundação Casa Grande (Ceará), Alemberg Quindins, e a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, que apresentarão, respectivamente, o conceito da fundação localizada no Cariri cearense e que há mais de duas décadas dá protagonismo a crianças e o projeto Pelotas pela Paz, desenvolvido na cidade gaúcha sobre Cultura da Paz.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ENCONTRO

“Sob a ótica do tratamento intersetorial que damos às políticas públicas na Prefeitura, a Cultura é um dos pontos focais do programa Cidade das Crianças, por conta do nosso entendimento de que ela é transformadora. E esse é um aspecto fundamental, pois a Cultura se soma às outras políticas para a construção de uma cidade boa para as crianças e, portanto, boa para todos, por meio de modificações nas dinâmicas de vidas das pessoas e da eliminação de ciclos de pobreza e vulnerabilidade”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A Fábrica das Infâncias Japy, importante centro cultural municipal, tem as crianças como prioridades

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, comenta como a pasta tem auxiliado na mudança de comportamento. “Durante o Encontro, o pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças, fará em Jundiaí a sua primeira visita oficial ao Brasil. E um dos temas recorrentes em sua fala é a importância de que as cidades sejam devolvidas às crianças, para que elas possam ter autonomia e segurança nelas. Em Jundiaí, essa mudança de comportamento tem sido feita por meio das ambiências de diversos equipamentos culturais e públicos em geral, além de vias públicas, onde pinturas de solo, urbanismo tático (intervenções temporárias) e outras intervenções auxiliam nessa demarcação de que as crianças e pedestres são prioridades”.

Um desses importantes marcadores é a campanha Pé de Infância, aplicada pela Prefeitura após a adesão de Jundiaí à Rede Urban95, da Fundação holandesa Bernard van Leer. Por meio de desenhos coloridos não definidos e de trechos de canções, as marcações são um convite à criatividade e ao resgate de memórias entre a criança e seus cuidadores. E diversos são os espaços da cidade que já possuem a identidade da campanha, como pontos de ônibus e as ruas onde são realizadas as feiras e varejões, equipamentos culturais e outros espaços públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e o Paço Municipal.

Identidade visual da campanha está presente em diversos equipamentos públicos, como a Clínica da Família da vila Hortolândia

Além do Mundo das Crianças, que congrega diversos conceitos do programa municipal, as crianças de Jundiaí ganharam ainda um importante equipamento cultural destinado a elas: a Fábrica das Infâncias Japy. Além de sede do Comitê das Crianças, a Fábrica é um espaço de experimentação e brincadeiras e compõe, juntamente com o Parque Naturalizado e com as áreas demarcadas para pedestres e ciclistas, a primeira Área da Infância da cidade.

“E como Cultura é também comportamento, temos notado como a população já reconhece e prestigia as atrações do programa Cidade das Crianças nos equipamentos culturais. Na Fábrica das Infâncias, todos os sábados e domingos, às 10h30, o público já sabe e vai ao local, mesmo sem saber qual a atração. O mesmo vale pra a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, onde as pessoas já reconheciam o horário das 11h aos sábados e que, devido ao sucesso, também conta com atrações às 15h”, comentou Peroni.

Mais Encontro
O 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias será realizado pela Prefeitura entre os dias 18 e 24 de março e contará em sua programação com diversas atividades. Entre elas estão painéis, fóruns com especialistas, visitas monitoradas, a 2ª edição da Corrida das Crianças, atividades com o Comitê das Crianças e encontros segmentados. A programação completa pode ser conferida no site do Encontro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/16/encontro-de-cidades-das-criancas-tratara-da-importancia-do-acesso-a-cultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original