VISAM alerta sobre doenças em época de chuvas

Publicada em 16/03/2023 às 10:28

Com o período de chuvas intensas e riscos de ocorrências de transbordamentos a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), orienta a população sobre os cuidados necessários em situações de contato com água ou lama de enchentes, que podem ocasionar acidentes e ser fonte de transmissão de doenças, como a leptospirose, cólera e viroses. As equipes da VISAM visitarão as regiões do Rio Acima, Mato Dentro, Champirra e Novo Horizonte para o alerta às famílias que tiveram as casas afetas pela ocorrência de chuvas intensas e severas nos últimos dias.

De acordo com o gerente da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento, a população deve evitar o contato com as águas de enchentes ou mesmo com as águas pluviais. “Em caso de inundações em residências – quando acometidas pelas águas de rios e córregos ou pelo retorno do fluxo da canalização pluvial -, as pessoas devem evitar ou minimizar o contato direto com essas águas. Quando isso for impossível, utilizar meios de proteger a pele e as mucosas desse contato direto, como por exemplo, usando luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos e botas para a proteção dos pés ao iniciar a limpeza dos locais afetados, utilizando água e água sanitária”, comenta.

Além da transmissão da leptospirose, que acontece pela urina dos ratos, ainda existem outras doenças como cólera, diarreia e até a hepatite A que podem ser transmitidas nestas condições.

Limpeza deve ser feita com proteção da pele, seja com luvas e botas ou sacos plásticos

Cuidados

  • Além da proteção individual, descartar todos os alimentos que estavam abertos ou que tiveram contato com a água poluída e possivelmente contaminada (com exceção para os enlatados e em embalagens longa vida, que não apresentem alterações). Os utensílios de cozinha também precisam ser higienizados com água sanitária.
  • Atenção para a ocorrência de animais peçonhentos na residência invadida pelas águas. Verificar todas roupas e móveis para evitar picadas de aranhas ou cobras.
  • Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, na panturrilha, diarreia, dores abdominais ou mal estar, o gerente da Visam orienta para que as pessoas busquem pelo atendimento da Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Investimentos
A Prefeitura de Jundiaí tem investido em várias melhorias para a contenção de enchentes e alagamentos em áreas com histórico dessas ocorrências, como o Jardim Tulipas e a região do Caxambu. No entanto, com as ocorrências de chuvas intensas e severas, de acordo com a classificação da Defesa Civil, as ações de desassoreamento serão intensificadas na região Norte. Somente no Mato Dentro, que teve nove residências invadidas pela água e 31 pessoas resgatadas, foram registrados 150mm de chuva em uma hora e meia, na última terça-feira (14).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/16/visam-alerta-sobre-doencas-em-epoca-de-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original