Agenda Cultural: Sexta no Museu abre a programação do final de semana na cidade

Publicada em 17/03/2023 às 14:17

Com uma programação diversificada e em homenagem às mulheres, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou para esta sexta-feira (17) mais uma edição da ação “Sexta no Museu”. Com entrada gratuita, o público poderá conferir, das 16h às 20h, as apresentações, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, das artistas Shirley Espíndola e Gláucia Chignolli e do Trio Regra Três, com repertório de MPB e Pop Instrumental.

E para quem gosta de acompanhar as ações culturais nos diversos equipamentos da cidade a programação está bem diversificada neste final de semana, com diversas ações com entrada gratuita, com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

Confira a programação do final de semana nos equipamentos culturais:

Fábrica das Infâncias Japy

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias. 

Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – com entrada gratuita, a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 02 a 12 anos.

Neste final de semana, a programação está assim definida: sábado (18) – Contação de História – “ Contos de Fadas, Vestidos de Brasil”, com Giba Pedroza. E no domingo (19), Projeto Sorrisinho Negro – Oficina de Customização e Contação de História –com Adriano Pessoto.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF) sedia sábado (18), das 10h às 17h, a primeira edição do “Aprendendo Pitch Ideal”. O evento, é uma iniciativa do Grupo iv2 e do coletivo #PretaEU com o apoio do Grape Valley e da Facul iv2.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é ensinar ao pequeno empreendedor a falar sobre o seu negócio ao mercado, por meio de práticas ESG (Environment, Social & Governance) ou no português (Ambiental, Social e Governança). O conceito refere-se às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelente governança corporativa.

A BNF sedia sábado (18), das 10h às 17h, a primeira edição do “Aprendendo Pitch Ideal”

Os participantes durante todo o evento contarão com as presenças dos palestrantes e mentores especialistas em noções de comunicação corporativa e educação empreendedora, conforme as tendências da atualidade. Confirmadas as palestras de Maurício Grandi, Leene Marques, Guilherme Ciuffi e Fábio Lucchini..

Os mentores confirmados para a primeira edição do “Aprendendo Pitch Ideal” são: Stefanie Garcia, Victor Corazza, Igor dos Santos, Nayara Almeida, Jefferson Ibiapino, Larissa Silva, Diogo Cerchiaro e Raphael Gavino.

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da BNF aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone: 4527-2110

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

Museu Solar do Barão guarda relíquias da história da cidade

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Museu Ferroviário está localizado no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

No mês em que se comemora os 40 anos do tombamento da Serra do Japi pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), a Unidade de Gestão e Cultura (UGC), por meio da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, recebe neste dia 18, sábado, a exposição fotográfica “Nossa Serra: Cores do Japi”, do artista Willian Carvalho.

A mostra inédita, reúne 10 quadros, com imagens capturadas entre 2018 e 2022. Para o artista sua exposição é um convite a um breve vislumbre das belezas naturais que nos cercam, sobre as lentes de um olhar apaixonado por essas terras, que tanto fascinam e inspiram.

O público poderá conferir “Nossa Serra: Cores do Japi” a partir das 10h de sábado até o dia 23 de abril, com entrada gratuita. A visitação é de terça a domingo, inclusive feriados, sempre das 10h às 17h.

Também na Pinacoteca, o visitante poderá conferir a exposição “Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí” com curadoria de João Borin, reúne 29 mulheres, nascidas ou acolhidas na cidade, pertencentes aos mais variados segmentos da sociedade, que em sua área de atuação em muito contribuíram para a construção da história de Jundiaí.

Por meio de fotos e referências oriundas de diversas fontes, como o Arquivo Histórico, acervos particulares, os jornais da Cidade e Jundiaí, o Portal JundiAqui, revistas da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ), o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro e Enciclopédia Cultural de Paula – a exposição foi montada e poderá ser visitada até o dia 09 de abril, com entrada gratuita.

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Teatro Polytheama

Neste sábado (18), das 10h às 12h, acontece no teatro a abertura oficial do 1º Encontro Brasileiro de Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias”.

Jundiaí realiza, entre os dias 18 a 24 de março de 2023, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que irá reunir representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95, das quais o Município é signatário, respectivamente, desde 2018 e 2020. Toda a programação será gratuita.

Mensagens estão por toda a cidade lembrando sobre o desenvolvimento da infância

Para o Encontro, entre as presenças ilustres já confirmadas está a do pedagogo Francesco Tonucci, também conhecido pelo nome artístico de Frato, fundador da Rede Mundial e que virá pela primeira vez em uma visita oficial ao Brasil para lançar Jundiaí como sede da Rede Brasileira que será lançada, na presença de autoridades já confirmadas de mais de 65 Municípios de 14 Estados brasileiros, além de cerca de dez Países e de representantes dos governos estadual e federal.

Além da presença de Frato, o Encontro contará com a participação da Coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo; além de educadores, acadêmicos e profissionais de renome de diversos segmentos.

Em Jundiaí, Cidade das Crianças, onde as políticas públicas para as Infâncias são prioritárias para, de modo intersetorial, devolver a autonomia das crianças na cidade por meio de sua escuta, a proposta do Encontro é dialogar com os convidados sobre o que já tem sido feito e o que pode ser aprimorado.

Para os amantes da música erudita o concerto é imperdível

Já no sábado à noite, a partir das 20 horas, acontece mais uma edição do “Concertos Astra-Finamax 25ª temporada”. Na oportunidade, um concerto de música erudita, com a Orquestra do Theatro São Pedro, com a regência do maestro Miguel Campos Neto e tendo como solista Luciana Bueno. Os ingressos para qualquer setor do teatro tem valor de 10 reais e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela internet, via plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/17/agenda-cultural-sexta-no-museu-abre-a-programacao-do-final-de-semana-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original