Jundiaí, Cidade das Crianças sedia evento com representantes do Brasil e do mundo

Publicada em 18/03/2023 às 18:29

De 18 e 24 de março, Jundiaí realiza o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, com a apresentação das políticas públicas implementadas na cidade. A oportunidade também servirá de intercâmbio para compartilhar experiências com participantes vindos de mais de 65 Municípios de 14 estados brasileiros, além de cerca de 10 Países e de representantes dos governos estadual e federal.

A programação foi aberta neste sábado (18), no Teatro Polytheama, e envolverá, nos próximos dias, fóruns, painéis e visitas monitoradas a equipamentos públicos de Jundiaí.  Entre os grandes nomes mundiais confirmados estão o pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, conhecido pelo nome artístico de Frato, e Lorena Morachimo, coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças.

“Ser a Cidade das Crianças é compartilhar as políticas públicas de excelência que Jundiaí implementa, em todos os segmentos, de maneira intersetorial, visando o pleno desenvolvimento das infâncias e a qualidade de vida para todas as idades. No Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, os especialistas partilharão conhecimento e boas práticas. Nossa expectativa é contribuir com as políticas públicas em favor da infância no Brasil e no mundo”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

O chefe do Executivo anunciou, na abertura do Encontro, a ampliação da licença-paternidade para servidores públicos de Jundiaí, de 5 para 20 dias. “É um projeto que permite com que os pais tenham o privilégio de conviver com os filhos nos primeiros dias de vida e fortaleçam vínculos.” Além disso, Luiz Fernando revelou que a cidade contará com uma data especial para a garotada: o Dia do Brincar, sempre na primeira segunda-feira do mês de outubro. O projeto de Lei será enviado à Câmara Municipal.

O gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, destacou a importância do evento para Jundiaí e falou da grandeza do projeto. “É um desafio gigante fazer com que as crianças ocupem os espaços. E esse trabalho começa por ouví-las. Investir nas crianças hoje, com certeza, nos trará cidadãos muito melhores do que somos.”

A abertura do Encontro de Cidades e do Fórum Internacional contou também com a participação do Comitê das Crianças, que neste mês de março ganhará nova composição. Com 10 anos, Laura Feliciani Lange, vai para seu segundo ano no grupo, e está feliz com as mudanças que já identifica na cidade a partir da integração às redes internacionais e implantação do Cidade das Crianças. “Temos mais espaços para brincar ao ar livre com segurança, com mais árvores e espaços mais coloridos. Essas foram solicitações das crianças que já foram atendidas”, comentou, destacando a importância da participação do grupo no desenvolvimento de políticas para a infância na cidade.

“Pelo caminho já traçado pela Prefeitura, Jundiaí e o prefeito Luiz Fernando Machado demonstram o seu comprometimento com o tema das crianças. Um tema que tem como objetivo a mudança e uma mudança que incomoda, principalmente aos adultos. Eu, como sempre, venho a este Encontro do lado delas, das crianças. E espero que os prefeitos e demais autoridades que comparecerão, e serão muito bem-vindas, venham com este comprometimento e com esta consciência, para que levem esta reflexão às suas cidades. Se depois de refletirem entenderem que vale a pena, eu faço um convite: Vamos!”, comentou Tonucci, que disse ter se emocionado com a apresentação de mamães com bebês, na dança Baby Fusion no Polytheama.

As políticas públicas para a infância são discutidas em Jundiaí desde 2017. A adesão do município à Rede Mundial Cidade das Crianças, em 2018, foi marcada pelo impulsionamento de diversas iniciativas voltadas para as crianças e realizadas com elas, como a criação logo em seguida do Comitê das Crianças. “Essa conduta não só nos impressionou enquanto coordenação como também deve servir de inspiração para as outras cidades interessadas, para que olhem para Jundiaí como referência”, comentou a coordenadora das Redes de Cidades das Crianças, Lorena Morachimo, que durante a abertura do encontro apresentou a logo oficial da Rede Brasileira de Cidades das Crianças.

Eixos do programa

O Encontro realizado por Jundiaí tem foco nos oito eixos escolhidos pela cidade para nortear o programa municipal: Direito de brincar, Garantia de Autonomia, Promover a participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional, que estão alinhados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A agenda completa de atividades pode ser consultada no site da Prefeitura de Jundiaí.

Para participar dessas atividades, enquanto palestrantes ou moderadores, estão confirmados os nomes de integrantes das redes internacionais de que Jundiaí faz parte, que são a Rede de Cidades das Crianças e a Rede Urban95, além das instituições parceiras da cidade para a implementação desta política pública, como a Fundação Bernard van Leer, Instituto Alana, Allma Hub e Ateliê Navio.

Porque Jundiaí é a Cidades das Crianças

Jundiaí faz parte, desde 15 de outubro de 2018, da Rede Mundial de Cidades das Crianças e desde 9 de dezembro de 2020, da Urban95, vinculada à Fundação holandesa Bernard van Leer, com objetivo de desenvolver políticas públicas para as infâncias.

Atualmente, a Rede Mundial de Cidades das Crianças é composta por Municípios de 15 Países do Mundo, dos quais, nove encontram-se na América Latina. Já a Rede Urban95 é composta por 24 Municípios, de 15 diferentes Estados brasileiros.

Com a adesão às redes, foram formalizadas diversas parcerias, que resultaram em vários programas e projetos, inclusive um capítulo no Plano Diretor da cidade, aprovado em 2019, com diretrizes que privilegiam as crianças na cidade, além do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado no ano passado.  Além disso, intervenções como Pé de Infância, Pé de Ouvido e Pé de Árvore; as programações do BrincAR LIVRE, como o “Arzinho e Arzão”, Ruas de Brincar, Comitê das Crianças, Mundo das Crianças, Fábrica das Infâncias Japy, Praças e Espaços PET fazem parte das iniciativas que garantem segurança e espaço para o desenvolvimento integral das crianças.

Veja as fotos do evento aqui: https://flic.kr/s/aHBqjAwdz8

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jundiaí

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/18/jundiai-cidade-das-criancas-sedia-evento-com-representes-do-brasil-e-do-mundo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original