Saúde de Jundiaí é premiada na Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios

Publicada em 18/03/2023 às 18:37

Jundiaí recebeu o Prêmio David Capistrano na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas, realizada de 15 a 17 de março, no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.


A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde realizou, em 2022, em três meses, atendimentos a 200 refugiados do Afeganistão na atenção primária na Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira. Ao chegar no Brasil, os imigrantes precisam passar por uma busca ativa de poliomielite, já que vêm de um país endêmico.


Encaminhados por uma ONG à Saúde de Jundiaí, eles receberam o atendimento para lá de especial dos técnicos da cidade. “No acolhimento, já nos deparamos com as necessidades individuais, pois eram pessoas de idades e grupos sociais distintos. Houve busca ativa de poliomielite, tuberculose, atendimentos em saúde mental, saúde da mulher, saúde das crianças. Também fizemos vacinação contra Covid-19 e conforme faixas etárias”, explicou a gerente da Unidade Básica de Saúde do Corrupira, Carolina de Azevedo Neves Severiano.


Carolina lembra que o acolhimento do imigrante é recorrente em Jundiaí com diversas ações. “É gratificante ver as ações de saúde realizadas pelo município serem reconhecidas em um evento de importância para a Saúde Pública do Brasil.”


O gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, destacou a importância do prêmio. “É a terceira vez consecutiva que recebemos este prêmio. É um reconhecimento, mais do que merecido, do trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da cidade Estamos entre os 15 escolhidos, entre 1496 trabalhos inscritos. É uma felicidade imensa.”

Ao todo, 1.496 trabalhos, de 105 municípios, foram inscritos em 2023. Do conjunto de trabalhos expostos, foram selecionadas quinze experiências para recebimento do 12º Prêmio David Capistrano e destacadas outras quinze para atribuição de Menção Honrosa. Este Prêmio representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS.
“São produções muito ricas. Expressam vida, competência, sensibilidade, compromisso com o SUS”, destacou Marcia Tubone, assessora técnica do COSEMS/SP e coordenadora da 19ª Mostra.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/18/saude-de-jundiai-tem-trabalho-premiado-na-19a-mostra-de-experiencias-exitosas-dos-municipios-paulistas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original