Primeiro Painel debate a Rede: “capital intelectual acumulado”, define prefeito

Publicada em 19/03/2023 às 15:55

O Mundo das Crianças foi palco, na manhã deste domingo (19), de um dos painéis que compõem o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infância, que segue até o dia 24 de março. Na Arena Capivara, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, mediados por JP Amaral, do Instituto Alana, debateram a importância das redes, considerando que Jundiaí acaba de se tornar a sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças.

“A Rede tem a capacidade de abranger conteúdo, além de possuir capital intelectual acumulado. Este conhecimento precisa chegar a um maior número de pessoas, ter escalabilidade”, afirmou Luiz Fernando. Segundo ele, Jundiaí já estuda, por meio de parcerias, a possibilidade de criação de um programa sobre mudanças climáticas.

O Painel foi aberto pelos jundiaienses Diego Rezende Murata, 10 anos, e Bárbara Benetto Soares, 11 anos, que integram o Comitê das Crianças. “É muito legal ver ideias que tivemos serem colocadas em prática”, disse Diego, que recentemente sugeriu a instalação de lixeiras próximo ao Terminal Vila Arens, já implantadas. Bárbara elogia ações por eles sugeridas, como a Fábrica da Infância e os parques naturalizados. “Fico feliz em contribuir com a cidade.”

Na Arena Capivara, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, mediados por JP Amaral, do Instituto Alana, debateram a importância das redes

O prefeito de Boa Vista concorda com Bárbara: ele conta que seu município possui diversas praças, mas Jundiaí saiu na frente quando o assunto é contato com a natureza. “Os parques naturalizados e o brincar em meio à natureza são projetos que pretendo levar para lá”, revelou. Arthur Henrique avalia que os gestores precisam se comprometer com a Rede, priorizando a infância. “A Rede é algo que inspira. Muitas vezes, conseguimos soluções simples para questões que pareciam complexas.”

Visita técnica

Fundador da Rede Cidade das Crianças, Frato visitou a exposição com seus desenhos, na Casa da Árvore

Do Paço Municipal ao Mundo das Crianças, carrinhos elétricos fizeram o transporte dos convidados e os levaram a uma visita ao parque, começando pela Casa da Árvore, onde conferiram a exposição de desenhos de autoria do fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci, conhecido como “Frato”. Ao lado do gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, Frato conferiu de perto o espaço e se emocionou com a homenagem.

Sofia e Luiza, filhas de Thiago Ferrari, coordenador do programa Primeira Infância Campineira (PIC), queriam conhecer as fontes. “Elas ficaram muito felizes em voltar ao parque hoje. Gostaria de ressaltar a forma como foram acolhidas desde a hora que chegaram ao Paço Municipal. Dá pra ver que a cultura de preocupação com a primeira infância não está apenas no discurso do prefeito, mas é incorporada por toda a equipe e está presente em toda a cidade”, elogiou Ferrari.

A secretária da Primeira Infância do município de Fortaleza (Ceará), Angélica Leal, ficou encantada com o Mundo. “O evento está belíssimo e a cidade é incrível. Estou muito feliz com essa troca, que tanto nos inspira”. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói (Rio de Janeiro), Valéria Augusta Braga, ressaltou a similaridade das duas cidades. “Niterói tem 500 mil habitantes, um tamanho muito próximo com o de Jundiaí. Maravilhoso ver a possibilidade de usos múltiplos de espaços, unindo ciência e tecnologia desde a primeira infância.”

Eixos do programa – O 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infância tem foco os oito eixos escolhidos pela cidade para nortear o programa municipal: Direito de Brincar, Garantia de Autonomia, Promover a Participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional, que estão alinhados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por que Jundiaí é a Cidades das Crianças – Jundiaí faz parte, desde 15 de outubro de 2018, da Rede Mundial de Cidades das Crianças e, desde 9 de dezembro de 2020, da Urban95, vinculada à Fundação holandesa Bernard van Leer, com objetivo de desenvolver políticas públicas para as infâncias.

Atualmente, a Rede Mundial de Cidades das Crianças é composta por Municípios de 15 países, dos quais, nove encontram-se na América Latina. Já a Rede Urban95 é composta por 24 Municípios, de 15 diferentes Estados brasileiros.

Com a adesão às redes, foram formalizadas diversas parcerias, que resultaram em vários programas e projetos, inclusive um capítulo no Plano Diretor da cidade, aprovado em 2019, com diretrizes que privilegiam as crianças na cidade, além do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado no ano passado. Além disso, intervenções como Pé de Infância, Pé de Ouvido e Pé de Árvore; as programações do BrincAR LIVRE, como o “Arzinho e Arzão”, Ruas de Brincar, Comitê das Crianças, Mundo das Crianças, Fábrica das Infâncias Japy, Praças e Espaços PET fazem parte das iniciativas que garantem segurança e espaço para o desenvolvimento integral das crianças.

Veja a programação completa do evento: https://cidadedascriancas.jundiai.sp.gov.br/encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias/.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/19/primeiro-painel-debate-a-rede-capital-intelectual-acumulado-define-prefeito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original