Painel aborda o Direito a Educação com especialistas de Jundiaí, Ceará e MEC

Publicada em 20/03/2023 às 19:15

Seguindo com a programação do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, Jundiaí recebeu na manhã desta segunda-feira (20) uma roda de conversa que contou com a presença de Raquel Franzim, coordenadora geral de Educação Integrada do Ministério da Educação e Onélia Santana, secretária de Proteção Social do estado do Ceará, juntamente com a gestora de Educação de Jundiaí, professora Vasti Ferrari Marques.

O encontro foi mediado por Paula Mendonça, que representou o Instituto Alana, e aconteceu no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI).

O tema principal da conversa foi a atuação nas cidades para as infâncias na perspectiva da educação nas cidades. O prefeito Luiz Fernando Machado presenciou o evento e discursou após as apresentações. “Continuamos trabalhando para o avanço das políticas públicas para a infância no município, através de uma educação integrada e intersetorial, em parceria com instituições renomadas como o Instituto Alana, a Fundação Bernard Van Lee e a Urban95”, afirma Luiz Fernando.

“Seguimos com ações que visam garantir a participação das crianças nas políticas públicas que, quando aplicadas, não trazem benefícios somente a elas e aos adolescentes, mas a todas as pessoas e camadas da sociedade. Jundiaí sediar um evento deste porte ilumina o assunto para que outras cidades também comecem a se preocupar cada vez mais com as infâncias”, comenta a coordenadora Raquel Franzim.

Luiz Fernando discursa em painel que discutiu as ações para as infâncias em Jundiaí

Já a secretária Onélia Santana realizou uma apresentação sobre os projetos envolvendo as infâncias no governo do Ceará, como o Big Data Social, que atende mais de 72 mil famílias, e o Centro de Educação Infantil (CEI). “Parceiras entre os governos federal e estadual com os municípios são fundamentais para a garantia dos direitos das crianças, como uma boa alimentação nas escolas e profissionais qualificados na educação. Devemos investir no que temos de mais valioso, que são as pessoas”, relata.

A gestora da Unidade de Gestão de Educação, professora Vasti Ferrari Marques, usou sua fala pra mostrar como Jundiaí tem avançado nas questões referentes às infâncias. “Nossas ações são baseadas no Programa Escola Inovadora e focam no protagonismo dos alunos através de três eixos: ambiências das escolas, formação dos educadores e qualidade de ensino”, aponta.

Visitas Monitoradas

Após a conversa, os participantes que se inscreveram para acompanhar foram divididos em três grupos e realizaram visitas monitoradas à Biblioteca Municipal Nelson Foot, guiados pela bibliotecária Michelle Bueno, e aos estúdios da TV Tec, onde foi feito um tour comandado pelo superintendente Mônica Gropello, pela além do próprio CIEMPI, onde ocorreu o evento principal.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/20/painel-aborda-o-direito-a-educacao-com-especialistas-de-jundiai-ceara-e-mec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original