Promoção da Saúde é tema de painel no 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças

Publicada em 20/03/2023 às 10:19

A Promoção da Saúde foi tema de um dos painéis de domingo (19), no 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, no auditório do Paço Municipal. O bate-papo reuniu o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera; Graziela Drigo Bossolan Garcia, secretária de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba (SP); e Valéria Braga,  secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Niterói (RJ). A mediação ficou por conta de Thaís Sanches, da Fundação Bernard van Leer.

Texera abriu o encontro mencionando o Estatuto da Criança e do Adolescente, lembrando os direitos à proteção, à vida e à saúde, mediante à efetivação de políticas sociais públicas, que permitam um desenvolvimento sadio e harmonioso em condições dignas de existência.

O gestor mostrou ao público as boas práticas aplicadas em Jundiaí. “Cuidamos do aleitamento materno, temos educação permanente, espaços de brincar, atuação intersetorial, receituário do brincar, teleinterconsulta com atendimento de psiquiatra infantil, entre outras ações.”

Tiago destacou que, para garantir a cobertura vacinal da garotada, o trabalho das equipes de saúde ocorre sempre em locais oportunos, como parques, escolas, Fábrica das Infâncias e Shopping. “É inadmissível, em 2023, ver doenças erradicadas voltarem ao Brasil.”

Além disso, ele lembrou que a cidade tem um banco de dados, na plataforma Alertas da Primeira Infância, que organiza dados para decisões de ações relacionadas ao bem-estar da primeira infância. “Dessa forma, identificamos crianças e gestantes em situação de risco. Atualmente são sete alertas.”

Graziela, que atua na secretaria de Saúde de Indaiatuba, aproveitou a oportunidade para apresentar, junto à equipe do município, diversas ações que têm dado certo. Entre elas, o Programa Nascer Bem, que existe há 25 anos na cidade e tem resultados efetivos na redução da mortalidade infantil. “Todo bebê, seja ele nascido em hospital público ou particular, é acompanhado pelo projeto, bem como a gestante.” Quando o programa foi iniciado, a taxa de mortalidade era de 22,25% em Indaiatuba e em 2022 a taxa era 8,38%.

Já Valéria destacou que Niterói já integra a Rede Urban 95 e aplica ideias como o projeto Pé de Infância, também desenvolvido em Jundiaí; e Parques Naturalizados, que fortalecem o contato das crianças com a natureza. Segundo ela, a cidade mapeou áreas ociosas no entorno de escolas e postos de saúde para criar ambientes seguros e lúdicos voltados às crianças.

A mediadora Thais Sanches comentou a alegria em ver as iniciativas das cidades. “São três municípios diferentes, com trabalhos intersetoriais voltados à 1ª Infância. Estamos falando da linha de cuidado e do ambiente em que a criança está. Vimos aqui boas experiências relacionadas ao aleitamento materno, acompanhamento dos primeiros anos e construção de vínculos.”

Mais – Depois do painel, o público foi convidado a realizar um tour por equipamentos públicos de Jundiaí, nos quais as políticas para a infância são aplicadas. Os visitantes estiveram no Complexo Esportivo Aramis Poli, Clínica da Família da Vila Hortolândia, Centro de Convivência do Idoso (CCI) Hortolândia e Terminal Hortolândia.

A professora Aline Patrícia da Silva, de Novo Hamburgo (RS), gostou do que viu e ouviu. “Vim para buscar inspirações para a educação. Achei tudo fantástico”. Comentou. Assim como ela, Aline Chrochemore, de Pelotas (RS), também aprovou. “É uma cidade educadora, com olhar voltado às crianças. Além disso, me chamou a atenção a qualidade de vida e o acolhimento voltado às pessoas nos espaços Públicos.”

O Encontro segue até o dia 24 de março e tem extensa programação (confira abaixo). Os temas propostos são os oito pilares fundamentais do programa municipal Cidade das Crianças, que são a Promoção da Participação das Crianças; a Garantia da Autonomia; o Direito à Educação, de Brincar, à Saúde e à Cultura; o fortalecimento de uma Rede Internacional; e a potencialização de Ferramentas de Desenvolvimentos, todos eles vinculados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeituradejundiai/albums/72177720306827760/with/52758902503/

Confira a programação completa do evento: https://cidadedascriancas.jundiai.sp.gov.br/encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/20/promocao-da-saude-e-tema-de-painel-no-1o-encontro-brasileiro-de-cidades-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original