QR Code do Jardim do Trânsito está disponível no Mundo das Crianças

Publicada em 20/03/2023 às 16:48

A cada dia, em cada etapa da obra, o Jardim do Trânsito demonstra como será dinâmico aprender sobre Educação no Trânsito, em um espaço arborizado, no Mundo das Crianças. Com 70% das obras executadas, quem passou pelo local durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, neste domingo (19), pode conferir a maquete do projeto, bem como acompanhar as obras, e ainda acessar todas as informações e vídeo institucional por meio de QR Code em um painel, que permanecerá disponível.

Frequentadoras assíduas do Mundo das Crianças, as amigas Raquel Bueno Sales, Kátia Giurno e Elisângela Miada, levaram os filhos Tiago, 9 anos, Samuel, 8 anos, e Laura, 10 anos, para se divertirem, e aproveitaram para conhecer o projeto. “Quando eu vi o vídeo sobre o Jardim do Trânsito nas redes sociais da Prefeitura, compartilhei com elas. Eu fiquei encantada, porque é na base, na formação das crianças, que a gente tem que começar a educar, inclusive, sobre o trânsito. A dinâmica desse projeto é incrível”, comenta Elisângela.

Luana e Thiago Bini, pais de Abner, de 7 anos, também elogiaram o Jardim do Trânsito. “Muito bacana. Nossa, a gente ficou feliz com esse projeto, Jundiaí está de parabéns”, ressalta Luana.

O fundador da Rede Municipal de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci, conhecido pelo nome artístico de Frato, que está na cidade para o encontro, também conheceu o projeto, e sinalizou algumas sugestões, como a importância para que a dinâmica com as crianças tenham como foco a mobilidade ativa, especialmente, o caminhar e a locomoção com o uso de bicicleta, e ressaltou que Jundiaí está no caminho certo.

Na foto, o fundador da Rede Municipal de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci, ressaltou que Jundiaí está no caminho certo.
Fundador da Rede Municipal de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci, ressaltou que Jundiaí está no caminho certo

Reforçando os eixos ‘Direito de Brincar’ e ‘Direito à Educação’, que compõem o programa ‘Jundiaí, Cidade das Crianças’, o Jardim do Trânsito, parceria entre a Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) e DAE, será uma simulação de uma via com trânsito de bicicletas, motocicletas, veículos e pedestres, que irão permitir que crianças de 5 a 9 anos aprendam brincando. Além disso, irá ampliar as atividades do programa Educação Inovadora, por meio do ‘Desemparedamento da Escola’, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), direcionando as ações educacionais utilizando os espaços para além da sala de aula.

Na foto, o mascote da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Vaguinho, brinca com uma menina que está de bicicleta, e sorrindo.
O Mascote da UGMT Vaguinho interagiu e se divertiu a garotada

“É um projeto alinhado ao programa Jundiaí, Cidade das Crianças, em que o governo do prefeito Luiz Fernando Machado desenvolve ações de políticas públicas, para oferecer o acesso a serviços públicos de qualidade para o pleno desenvolvimento na Primeira Infância. O Jardim do Trânsito foi planejado e está sendo desenvolvido em um espaço com árvores e agradável para que as crianças possam aprender enquanto brincam sobre os cuidados para evitar os sinistros, respeitando ciclistas e pedestres, e as leis de trânsito. Em meio a atividade lúdica, elas vão aprender, e irão transmitir essas informações para os pais”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Na imagem está um painel no alto sobre um container com fotos das etapas da obra do Jardim do Trânsito e QR Code para acesso às informações.
Painel no espaço da obra conta com imagens de etapas do projeto, além de disponibilizar acesso de informações do projeto por QR Code


O 1º Encontro Brasileiro das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias será realizado até a próxima sexta-feira (24). Confira a programação completa: https://cidadedascriancas.jundiai.sp.gov.br/encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias/.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/20/visitantes-do-mundo-das-criancas-podem-acessar-qr-code-do-jardim-do-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original