Comitê das Crianças tem reunião especial com Francesco Tonucci

Publicada em 21/03/2023 às 15:03

Os integrantes do Comitê das Crianças tiveram, na tarde dessa segunda-feira (20), uma oportunidade histórica: a de realizar uma reunião com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças, da qual o Município faz parte desde 2018.

A atividade faz parte da programação do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, e foi realizada na Fábrica das Infâncias Japy, a sede do Comitê. Também participou da reunião Lorena Morachimo, que é a coordenadora das Redes Internacionais.

CONFIRA AS FOTOS

“Como vocês sabem, para que vocês estivessem aqui hoje, uma pessoa começou a pensar neste tema há mais de 30 anos, na Itália. E esta pessoa está aqui com vocês, para uma oportunidade única, para ouvir o que vocês têm a dizer e compartilhar seus pensamentos com você”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que conduz as reuniões com o grupo.

Oportunidade histórica: Comitê participou de uma reunião especial com o idealizador da Rede de Cidades das Crianças

Diversos temas surgiram durante a reunião. As crianças quiseram saber se, em Roma, cidade em que vive Tonucci, as crianças eram felizes e se havia um Comitê por lá. Já Tonucci perguntou aos participantes se podiam brincar sozinhos na rua com seus amigos, como faziam o trajeto de casa até a escola, e se, assim como ele – uma criança que viveu sua Infância durante a 2ª Guerra Mundial – também faziam os seus próprios brinquedos.

Em meio à criançada participativa, curiosa e cheia de perguntas e propostas, Tonucci fez um balanço positivo do Encontro. “Foi um encontro ótimo e belo, como sempre são as ocasiões em que nos encontramos com as crianças. Para conhecê-las é preciso escutá-las, e para isso que os prefeitos que aderem à Rede as chamam, para que possam assessorá-los e dar as suas contribuições”.

Giovanni Bueno fez um comentário que rendeu elogios de Tonucci. “Meu conselho para as crianças é que aproveitem e curtam muito esta fase da vida”.

Já Enzo Nascimento quis saber dos poucos adultos presentes que conselho dariam aos novos integrantes do Comitê, já que o grupo chega em 2023 à sua nova composição, após sorteio realizado na semana passada.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também participou da reunião e propôs novas atividades ao grupo. “A exemplo das ricas contribuições que as crianças do Comitê deram para a elaboração do último Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura, também queremos ouvi-las para a construção do Plano Municipal de Segurança”.

A atividade faz parte da programação do Encontro de Cidades das Crianças

Mais Comitê
Ainda como parte do Encontro, o Comitê de 2022 realiza, nesta sexta-feira (24), às 9h, no Mundo das Crianças, a sua última reunião, com a entrega do documento final elaborado pelo grupo ao prefeito Luiz Fernando Machado. Desta vez, as solicitações e sugestões para a cidade virão na forma de um vídeo. No mesmo dia, será formalizada a possa da formação do Comitê para 2023.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/21/comite-das-criancas-tem-reuniao-especial-com-francesco-tonucci/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original