Dia da Síndrome de Down reforça importância da inclusão

Publicada em 21/03/2023 às 18:45

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu, nesta terça-feira (21) uma solenidade que marcou o início de uma exposição fotográfica de crianças com Síndrome de Down. A ação tem como objetivo a reflexão sobre a necessidade da inclusão social.

O Prefeito Luiz Fernando Machado marcou presença no evento e salientou a importância avançar ainda mais em políticas públicas que promovam a inclusão. “Jundiaí é uma cidade boa por conta de suas pessoas. Por isso contamos com a participação de todos para construir uma sociedade melhor e mais inclusiva, principalmente para as nossas crianças. Somos a cidade de todas as crianças”, afirmou o chefe do executivo.

Luiz Fernando Machado ressaltou que Jundiaí é a Cidade de todas as Crianças

Para o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o dia a dia é de muito aprendizado para promover a inclusão. “Com amor e empatia seguimos trabalhando para desenvolver políticas públicas para ofertar um serviço cada vez mais qualificado e oportunidades para as pessoas com deficiência”, comentou o Gestor.

Segundo o assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, o processo cotidiano da inclusão, embora árduo, tem acontecido. “O papel da Assessoria é desenvolver políticas para que as pessoas com deficiência tenham voz e ocupem os espaços públicos”, avaliou Marco.

Layla e o filho Guilherme, em seu colo, estiveram presentes na inauguração da exposição

A solenidade de abertura contou com uma apresentação de balé da bailarina Camila Rosolem, além de um vídeo de crianças com Síndrome de Down brincando no Mundo das Crianças e depoimentos de mães presentes. “É um dia que temos que ter um olhar mais sensível e inclusivo. Sabemos dos avanços, mas juntos vamos batalhar por mais, pois ainda há muito o que ser feito”, relatou Layla Vicini Rizato, mãe do Guilherme.

A exposição, que tem como autora a fotógrafa Lygia Rodriguez Perez, ficará exposta no andar térreo do Paço Municipal até o dia 24. Nos dias 25 e 26 ela estará no Maxi Shopping e, do dia 27 ao dia 3 de abril, a exposição estará no Mundo das Crianças.

Exposição ficará no Paço Municipal até o dia 24

Mais atividades
No Fundo Social, a data também foi celebrada. Em uma parceria com a Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, chef Alan Romero, ONG Um Olhar Mais Doce, Supermercados Boa, Associação Teia Down e a Casa do Confeiteiro, a Oficina de Pizza reuniu jovens e adultos.

“Eu adoro comer pizza e, por isso, foi muito legal estar aqui. Agora que eu aprendi, vou fazer em casa”, contou Vitória Roveri Hidalgo, de 13 anos. A mãe dela, Regiane Roveri Hidalgo, elogiou a iniciativa.

Vitória Roveri Hidalgo participou da oficina e garante que fará pizza em casa

Gabriela Rizato, gerente de varejo da Casa do Confeiteiro, explicou que a ação faz parte da essência da empresa. “Desde que meu sobrinho foi diagnosticado, passamos a conhecer mais sobre a Síndrome de Down e decidimos criar um projeto social dentro da Casa. Hoje, nosso objetivo é a empregabilidade destas pessoas”, explicou.

“É uma alegria recebê-los no Fundo Social. Esta iniciativa vem ao encontro do trabalho da nossa unidade, que é o lugar do empreendedorismo e da transformação de realidades por meio do conhecimento”, explicou a primeira-dama Vanessa Machado, presidente do Fundo Social de Jundiaí.

Vanessa Machado ressaltou a importância do Fundo Social na transformação de realidades por meio do conhecimento

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/21/dia-da-sindrome-de-down-reforca-importancia-da-inclusao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original