Fábrica Japy recebe painel sobre Áreas da Infância

Publicada em 21/03/2023 às 14:58

O quarto Painel do Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias trouxe, na segunda-feira (20), como tema “Áreas da Infância”, conceito implementado em Jundiaí de modo pioneiro na Fábrica das Infâncias Japy, local onde foi realizada a atividade.

ASSISTA AO PAINEL

Para tratar do tema, os convidados foram o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, e Swami Lima, assessor de projetos especiais da Prefeitura de Caruaru (PE), representando o prefeito Rodrigo Pinheiro; e o gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni. A mediação ficou por conta da arquiteta e urbanista Ursula Troncoso, do ateliê Navio, escritório parceiro da Rede Urban95, da qual tanto Jundiaí quanto Sobral e Caruaru fazem parte.

Áreas da Infância são espaços qualificados, compostos por três elementos fundamentais, que são a presença de um equipamento público de referência, um espaço ao ar livre de contato com a natureza e intervenções de segurança viária que priorizem e incentivem a presença de pedestres e ciclistas. No caso da primeira Área de Jundiaí, esses elementos são representados, respectivamente, pela Fábrica das Infâncias Japy, seu Parque Naturalizado e as intervenções viárias na rua Lacerda Franco. A iniciativa é resultado dos desejos das crianças, inclusive do Comitê das Crianças.

“Uma das falas mais importantes do professor Francesco Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças e nosso convidado especial para este Encontro, é a necessidade de os gestores públicos garantirem a execução da Convenção sobre os Direitos da Criança. E a Área da Infância vai exatamente ao encontro disso e da implementação do conceito das Ruas Completas”, comentou Peroni, um dos articuladores do programa municipal Cidade das Crianças.

CONFIRA AS FOTOS

Ivo Gomes e Swami Lima compartilharam informações gerais sobre seus Municípios e as diversas práticas pela Infância que têm desenvolvido. Entre elas, diversas também em andamento em Jundiaí, alinhadas com a proposta da Rede Urban95, como a campanha Pé de Infância, Cria na Paz, BrincAR LIVRE, Ruas de Brincar e os Parques Naturalizados.

“É uma grande honra ser convidado para um evento com esta riqueza de experiências e lugares. Jundiaí é uma referência para todos os outros prefeitos e gestores como um Município que pensa no desenvolvimento integral das crianças. Volto para Sobral animado e ainda mais inquieto para nos mobilizarmos e fazermos ainda mais também por lá”, elogiou Ivo.

Na visita monitorada após o painel ao HU, participantes conferiram as novidades na ambiência hospitalar

“Jundiaí é uma referência para nós de Caruaru e desde que aqui chegamos pudemos notar as implementações que o Município tem feito. Queremos ouvir muito das experiências e do que Jundiaí tem a dizer e levar para nosso Município, expandindo e potencializando o que temos feito. Um dos próximos passos será a implementação do nosso Comitê das Crianças”, comentou Swami.

Visitas monitoradas
Além da Fábrica das Infâncias, este Painel continha em sua programação de visitas monitoradas a ida dos participantes ao Hospital Universitário (HU) e ao complexo esportivo Professora Helena Cestari, na vila Comercial.

A pedagoga Marciane Becker, que atua na secretaria de Educação de Estância Velha (RS) considerou o espaço externo do HU como maravilhoso. “Esse espaço deve facilitar a vida do médico, que vê a criança ativa interagindo com ambiente, tendo contato com a natureza. Não só dentro do quarto em ambiente fechado”. Para ela, a ambiência do hospital tranquiliza o coração da criança e da mãe. “É tenso quando você chega a um hospital. Isso é amenizado com o ambiente acolhedor que encontramos no HU. Consultórios e quartos humanizados e decorados com desenhos e colagens”, completou.

Já Taís Herig, de Santo André (SP), e Isabela Gregory, de Niterói (RJ), são articuladores da Rede Urban95 e elogiaram o complexo esportivo.

“As visitas estão superando as expectativas. Muito gratificante ver que, em Jundiaí, a teoria se materializa nos equipamentos públicos e que todos estão envolvidos no processo e nos ideais da Cidade das Crianças, desde os gestores, até os servidores dos locais que visitamos”, comenta Taís.

“Percebemos que o trabalho tem tido sucesso, uma vez que todas as Unidades de Gestão estão integradas e trabalhando pelo mesmo objetivo”, afirma Isabella.

Logo na entrada do complexo esportivo, visitantes conferiram as pinturas da campanha Pé de Infância

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/21/fabrica-japy-recebe-painel-sobre-areas-da-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original