Rede Cidade das Crianças é apresentada a Universidades

Publicada em 21/03/2023 às 16:20

Nesta segunda-feira (20), representantes de universidades de todo o Brasil estiveram reunidas com o fundador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, e com a coordenadora das Redes Internacionais de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo, no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI). A proposta foi apresentar a Rede às instituições de ensino para que, caso haja interesse, elas possam fazer a adesão.

No encontro, Tonucci e Lorena compartilharam algumas experiências elaboradas pela Rede, em conjunto com a comunidade acadêmica, em diversos países onde atuam. Além disso, a dupla explicou de que forma as instituições de ensino podem colaborar com a elaboração de pesquisas e implementação de projetos nas cidades. A reunião fez parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que se estende até o dia 24 de março.

Francesco Tonucci e Lorena Morachimo explicaram o conceito de Cidade das Crianças a representantes de universidades

Para Lorena, as universidades têm um papel fundamental tanto no desenvolvimento de adolescentes e adultos, quanto no das crianças. “O papel das universidades é formar profissionais que tenham um olhar diferenciado para a infância, que possam dar protagonismo, voz e autonomia às crianças”, comentou. “Além disso, as universidades tem a capacidade manter a condução de boas políticas públicas que estão em andamento nas cidades”, completou Tonucci.

“A tecnologia e a pesquisa são elementos norteadores das políticas públicas de Jundiaí. Estamos elaborando diversos estudos capazes de auxiliar no desenvolvimento dos meninos e meninas da nossa cidade”, afirmou a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, também ressaltou a importância da parceria entre a cidade e as universidades. “Com universidades aderindo à Rede, conseguimos mudar a cultura acadêmica, para que elas tenham um olhar voltado às crianças, para deixar a cidade ainda melhor para elas. Afinal, uma cidade boa para as crianças é boa para todas”.

Evento aconteceu no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI)

“A adesão à Rede de Cidade das Crianças e a parceria com as universidades são práticas muito benéficas para Jundiaí, pois a pesquisa, a ciência e o trabalho em conjunto são os melhores caminhos para buscarmos avanços significativos na cidade” avaliou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Para a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, e colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância e a Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFMG, Luciana Maciel Bizzotto, participar de um encontro acadêmico com a participação de Francesco Tonucci é simbólico. “São conversas que inspiram a realização de pesquisas para que, em conjunto, possamos construir uma cidade transformadora e que melhore a experiência de crianças e adultos”, opinou.

Nesta terça-feira (21) a programação do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias segue em Jundiaí, com transmissão virtual das atividades pelo Youtube da Prefeitura. Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/21/rede-cidade-das-criancas-e-apresentada-a-universidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original