GT Criança na Cidade se reúne com fundador da Rede Cidade das Crianças

Publicada em 22/03/2023 às 19:33

O Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade se reuniu, na tarde de quarta-feira (22), com o pedagogo e fundador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, e com a Coordenadora das Redes internacionais de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo. A reunião fez parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, e foi realizada no Teatro Polytheama.

No encontro, foram abordados projetos que ainda poderão ser elaborados para contribuir no desenvolvimento das crianças do município, como por exemplo os que estimulam a ocupação da rua por parte dos pequenos e evitem que passem tempo exacerbado em frente às telas. Além disso, a dupla tirou dúvidas dos integrantes do grupo.

“A Cidade das Crianças não pode ser apenas um projeto, deve ser uma filosofia instalada na cidade. Os conceitos precisam estar alinhados de forma transversal e os envolvidos apaixonados e convencidos que é o melhor a ser feito”, comentou Tonucci. “Jundiaí, como sede da Rede Brasileira de Cidade das Crianças, tem um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos. O Grupo de Trabalho montado aqui é bastante qualificado e todos estão convencidos a trabalhar nesse projeto”, opinou Lorena.

Reunião do GT aconteceu no teatro Polytheama

Para o Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, foi um prazer ter a presença de Tonucci e Lorena em uma reunião do GT. “Temos como missão discutir os projetos voltados à infância e as melhores formas de implementá-los. Trazê-los para a reunião tem como objetivo validar ideias e pensamentos que estejam alinhados aos conceitos da Rede”, afirmou.

O GT Criança na Cidade é um grupo intersetorial constituído por representantes de diversas Unidades de Gestão e pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Apesar de ser uma exigência para integrar a Rede Cidade das Crianças, Jundiaí já havia instituído o Grupo antes mesmo de iniciar o projeto. O objetivo é tratar das políticas públicas para as infâncias na cidade.  

Grupo de Trabalho foi formado em Jundiaí em 2018, antes mesmo da adesão à Rede Cidade das Crianças

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/22/gt-crianca-na-cidade-se-reune-com-fundador-da-rede-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original