SUS Com VC é apresentado para equipe de Itapira

Publicada em 22/03/2023 às 08:00

A equipe de Saúde da Prefeitura de Itapira visitou, nesta terça-feira (21), as instalações da Unidade de Gestão de Promoção (UGPS), destinadas ao programa SUS COM VC. A iniciativa, criada em Jundiaí em julho de 2017 numa parceira com a Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), tem por objetivo a redução da judicialização por medicações, bem como acelerar o atendimento aos pacientes a partir da carteira medicamentosa disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O SUS Com V.C. promoveu a pactuação de ações para o atendimento rápido à população, a partir das ofertas de medicações já existentes no Município, Estado ou Federação. Conseguimos reduzir 42% no número de novas ações somente no primeiro ano de aplicação, mantendo o atendimento pleno à população”, comenta a diretora de Cidadania, da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos (UGNJC) e uma das criadores do sistema, Tarsila do Amaral.

Roteiro de visitação contou com a parte de recepção de documentações até a expedição de medicamentos

Segundo dados da coordenadora do programa, até outubro de 2022, 1.937 pessoas receberam medicação judicializada na cidade. Em 2015, a judicialização respondia por 67% das demandas e atendimentos. Em 2021 o percentual caiu para 48%.

O SUS COM VC, aliado a outras estratégias de organização, é uma das ferramentas de enfrentamento adotadas em Jundiaí, mostrou ser uma ferramenta exitosa para a prevenção e o enfretamento da Judicialização da Saúde e acreditamos que possa ser replicada.

“Vemos com otimismo a adoção de processos de orientação e mediação sanitária a partir da adoção do Método Apoio como Estratégia de Gestão para prevenção e enfrentamento da Judicialização da Saúde nos municípios”, argumenta a diretora de Cidadania da UGNJC.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/22/sus-com-vc-e-apresentado-para-equipe-de-itapira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original