VISAM entrega material de apoio sobre arboviroses às EMEBs

Publicada em 22/03/2023 às 14:44

Na Semana de Mobilização Social para Controle das Arboviroses do Estado de São Paulo, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realiza atividade com as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) pelo Programa Saúde na Escola (PSE), realizado numa parceria entre as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Educação (UGE). A atividade conta com a entrega de kit sobre a evolução do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya, além de orientação para as equipes escolares.

“Estamos vivenciando o período de alta transmissão das arboviroses em decorrência do clima propício para o ciclo dos mosquitos Aedes aegypit. A partir do PSE e com os kits entregues para as escolas, as crianças passam a ser as disseminadoras de informações às famílias”, comenta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

Kit com as fases da evolução do mosquito da dengue é utilizado em atividades nas EMEBs de Jundiaí

O tema já é trabalhado nas escolas. Neste ano integra as ações do PSE. Todas as EMEBs e Escolas Estaduais (de áreas com grande número de casos) receberam o kit, que conta com replicas de lâminas de laboratório com desenhos indicando as fases de vida dos mosquitos. Para a pequena Noemi Pereira de Souza, estudante na EMEB João Batista Toledo, no Tamoio, o kit trouxe mais informações. “Os mosquitos começam com ovinhos. Por isso não podemos deixar potinhos com água em casa”, comenta a menina, que vai compartilhar as informações com a família.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos e PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/22/visam-entrega-material-de-apoio-sobre-arboviroses-as-emebs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original