Estrutura do Hospital Universitário impressiona comitiva da Rede Mundial Cidade das Crianças

Publicada em 23/03/2023 às 19:12

Na reta final do 1º Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, a comitiva formada pelo renomado pedagogo italiano, Francisco Tonucci, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, acompanhado por Lorena Morachimo, coordenadora das Redes Internacionais Latino-Americana Cidade das Crianças, com participantes do encontro realizado pela Prefeitura de Jundiaí, visitou o Hospital Universitário, na manhã desta quinta-feira (23). A estrutura do hospital e a aplicação dos conceitos e diretrizes do programa emocionaram os visitantes.

Além deles, estiveram presentes na visita o gestor de Cultura, Marcelo Perroni, o gestor da Saúde, Tiago Texera, o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Evaldo Marchi, o superintendente do HU, Itibagi Rocha Machado, o diretor Técnico do HU, Rodrigo Camargo, o diretor Clínico, Armando Antunes Filho e o vice-diretor Clínico, Andre Grion.

Pedagogo italiano ficou encantado com as instalações e estrutura do Hospital Universitário

A visita apresentou os conceitos de Cidade das Crianças aplicados no hospital, como a escuta especializada, a ambiência do Pronto Socorro Infantil, Bloco Neonatal, UTI Pediátrica e o espaço de brincar ao ar livre, que é a brinquedoteca, recentemente revitalizada. No auditório, foi feita apresentação do processo de escuta das crianças, realizado anteriormente e que expressaram suas vontades em relação ao ambiente hospitalar. Em relação à escuta especializada, a psicóloga do HU, Nayara Pancelli, explicou que foram utilizadas várias metodologias para entender as necessidades das crianças, como uso de massa de modelar, desenho, colagem ou pintura.

Tonucci compartilhou sua experiência em um hospital em que os médicos comunicavam primeiro as crianças sobre seu estado de saúde, tornando-as protagonistas do processo de cura. “As crianças têm uma relação consultiva, discutindo temas importantes relacionados à infância, uma fase crucial para o desenvolvimento”, comentou o italiano, que encerrou dizendo: “Estou muito mais que contente, estou emocionando, o que eu encontrei aqui é uma participação do mundo médico em todos os ambientes. Creio que o caminho é este. Sigam em frente.”

Diretoria da FMJ e HU recebeu fundador e coordenadora da Rede Mundial Cidade das Crianças

Já Lorena Morachimo comentou que encontrou uma cidade com muitas possibilidades e recreação para as crianças, caracterizando isso como acolhimento.

Rodrigo Camargo, diretor técnico do HU e responsável pelo projeto Primeira Infância doHU, falou sobre o estreitamento do contato com o Comitê das Crianças do município. “Começou com a ambiência e resultou na criação de um comitê interno com melhoria do ambiente hospitalar”, detalhou.

Assessoria HU
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/23/estrutura-do-hospital-universitario-impressiona-comitiva-da-rede-mundial-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original