Jundiaí, Cidade das Crianças terá um ‘Dia do Brincar’ em outubro

Publicada em 23/03/2023 às 19:08

O prefeito Luiz Fernando Machado assinou, nesta quinta-feira (24), a lei que dará para Jundiaí e suas crianças um “Dia do Brincar”. A formalização foi realizada no gabinete de governo do Paço Municipal, com a presença do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças; e da coordenadora de Redes, Lorena Morachimo, que estão em visita oficial a Jundiaí para o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias.

Na prática, o Dia do Brincar será realizado toda primeira segunda-feira dos meses de outubro – que, em 2023, será no dia 02 – quando o dia letivo será mantido e todas as crianças da rede municipal deverão dedicar seu tempo para brincar. Para isso, a Prefeitura avalia o fechamento de vias da cidade para que as crianças, seus cuidadores, familiares e amigos possam ocupar esses espaços para brincar.

“Durante o Encontro, não só foi lançada a Rede Brasileira de Cidades das Crianças, da qual Jundiaí é a sede, como também mais de dez prefeitos e prefeitas de diversos Estados saem daqui tendo assinado o termo de intenção em aderir a essa Rede. Em muitas de suas falas no Encontro, Tonucci ressaltou a importância do brincar e da autonomia, então Jundiaí coloca em prática mais esta novidade, que certamente servirá de referência”, comentou Luiz Fernando.

Primeiro “Dia do Brincar” de Jundiaí será no dia 02 de outubro

“É a primeira vez que vemos uma cidade entrar para a Rede com tanta força e êxito, e envolvendo assim tantas pessoas, em um nível administrativo assim tão alto. Trata-se de algo tão motivador e que não deve esfriar”, comentou Tonucci.

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explicou o envolvimento do Comitê das Crianças nesta novidade. “O Dia do Brincar é uma realidade em muitas das cidades que compõem a Rede mundial. Em Jundiaí, ele terá ainda uma outra novidade, proposta, inclusive, pelas crianças do nosso Comitê, que será a presença deles nas ruas para perguntar às demais crianças da cidade sobre as impressões delas em relação à cidade em que vive. Comentamos isso com o Tonucci, ao que ele respondeu: ‘é como se vocês abrissem o Comitê para todas as crianças da cidade’”.

Lorena traçou um paralelo entre a novidade e as Ruas de Brincar. “As crianças que brincam na rua, a exemplo das ‘Ruas de Brincar’ que pudemos visitar em Jundiaí, no Jardim Novo Horizonte, é a verdadeira Cidade das Crianças. Experienciamos ali um clima precioso, em que as crianças brincam livremente e os adultos também aproveitam”.

Também acompanharam a assinatura os gestores da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos; e de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi. O documento ainda deverá ser publicado na Imprensa Oficial.

Mais Encontro
Também durante a agenda no Paço, Tonucci e Lorena trataram dos encaminhamentos indicados a Jundiaí, definida como sede da recém-criada Rede Brasileira de Cidades das Crianças. Entre elas estão a aproximação a outras cidades de redes de outros Países, a criação de uma equipe de coordenação, o foco na formação, a indicação de literatura, a criação de documento com currículo jundiaiense de experiências com a Rede, além de temas como Mobilidade e a sensibilização dos comerciantes para que seus negócios sejam pontos de apoio para as crianças que se deslocam na cidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/23/jundiai-cidade-das-criancas-tera-um-dia-do-brincar-em-outubro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original