Direito à Saúde é tema de apresentação no Polytheama
Publicada em 24/03/2023 às 12:11O Direito à Saúde foi o quarto tema do Fórum Internacional das Infâncias, realizado no teatro Polytheama, na quinta-feira (23). O tema é um dos oito pilares fundamentais do programa municipal Jundiaí, Cidade das Crianças. O evento fez parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, promovido pela Prefeitura de Jundiaí.
Com a participação do Gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e do pediatra Dr. Daniel Becker, além da mediação de Thaís Sanches, que representou a Fundação Bernard van Leer, o Direito à Saúde foi abordado em todas as amplitudes que compõem o atendimento integral à criança, enquanto política pensada na promoção de uma vida saudável, além dos cuidados com as doenças.
Em sua fala, Daniel Becker ressaltou que a boa saúde das crianças depende de diversos fatores, como uma alimentação qualificada, o contato com a natureza e com outras pessoas, o tempo reduzido de exposição a telas, além do estímulo ao brincar, afeto, amor e carinho. O pediatra ainda elogiou as iniciativas praticadas em Jundiaí. “Fiquei impressionado com o que vi em Jundiaí. É uma cidade que investe e apresenta boas políticas públicas voltadas à infância. É possível perceber isso pela qualidade das escolas, pelos espaços de convivência em família e pelo olhar para a saúde voltado à prevenção e qualidade de vida”, exaltou Daniel.

O gestor José Antonio Parimoschi apresentou os oito eixos que direcionam as políticas voltadas à infância em Jundiaí. São eles: promover a participação da criança na sociedade, garantir a autonomia para que a criança usufrua da cidade, direito à educação, direito à saúde, direito à cultura, participação em redes internacionais e ferramentas do desenvolvimento. Além disso, ele ressaltou algumas das ações aplicadas no município, como a criação do Comitê das Crianças, o monitoramento das indicadores por meio do Observatório Jundiaí, o sistema de Alertas da Infância e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado em 2022.
“A saúde e a infância são prioridades em Jundiaí. Por isso a gestão estruturou políticas públicas intersetoriais que atuam na promoção da saúde das crianças, e, consequentemente de todos. Os investimentos devem ser permanentes para que, a longo prazo, a gente promova o pleno desenvolvimento das crianças e a consequente redução da desigualdade social”, afirmou Parimoschi.
O dia ainda contou com a apresentação de músicas infantis pelo quarteto da Orquestra Sinfônica de Jundiaí (OSMJ). Acompanharam o Fórum os gestores Tiago Texera (Promoção da Saúde), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), Luís Cláudio Tarallo (Esporte e Lazer), Marcelo Peroni (Cultura), Simone Zanotello (Administração e Gestão de Pessoas), Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social) e Vastí Ferrari Marques (Educação).
O 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias termina nesta sexta-feira (24), em evento no Mundo das Crianças. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa 
Foto: Fotógrafo PMJ
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 VISAM reforça importância das ações de vigilância ambiental e proteção à saúde pública VISAM reforça importância das ações de vigilância ambiental e proteção à saúde pública
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

