Direito à Saúde é tema de apresentação no Polytheama
Publicada em 24/03/2023 às 12:11O Direito à Saúde foi o quarto tema do Fórum Internacional das Infâncias, realizado no teatro Polytheama, na quinta-feira (23). O tema é um dos oito pilares fundamentais do programa municipal Jundiaí, Cidade das Crianças. O evento fez parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, promovido pela Prefeitura de Jundiaí.
Com a participação do Gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e do pediatra Dr. Daniel Becker, além da mediação de Thaís Sanches, que representou a Fundação Bernard van Leer, o Direito à Saúde foi abordado em todas as amplitudes que compõem o atendimento integral à criança, enquanto política pensada na promoção de uma vida saudável, além dos cuidados com as doenças.
Em sua fala, Daniel Becker ressaltou que a boa saúde das crianças depende de diversos fatores, como uma alimentação qualificada, o contato com a natureza e com outras pessoas, o tempo reduzido de exposição a telas, além do estímulo ao brincar, afeto, amor e carinho. O pediatra ainda elogiou as iniciativas praticadas em Jundiaí. “Fiquei impressionado com o que vi em Jundiaí. É uma cidade que investe e apresenta boas políticas públicas voltadas à infância. É possível perceber isso pela qualidade das escolas, pelos espaços de convivência em família e pelo olhar para a saúde voltado à prevenção e qualidade de vida”, exaltou Daniel.
O gestor José Antonio Parimoschi apresentou os oito eixos que direcionam as políticas voltadas à infância em Jundiaí. São eles: promover a participação da criança na sociedade, garantir a autonomia para que a criança usufrua da cidade, direito à educação, direito à saúde, direito à cultura, participação em redes internacionais e ferramentas do desenvolvimento. Além disso, ele ressaltou algumas das ações aplicadas no município, como a criação do Comitê das Crianças, o monitoramento das indicadores por meio do Observatório Jundiaí, o sistema de Alertas da Infância e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado em 2022.
“A saúde e a infância são prioridades em Jundiaí. Por isso a gestão estruturou políticas públicas intersetoriais que atuam na promoção da saúde das crianças, e, consequentemente de todos. Os investimentos devem ser permanentes para que, a longo prazo, a gente promova o pleno desenvolvimento das crianças e a consequente redução da desigualdade social”, afirmou Parimoschi.
O dia ainda contou com a apresentação de músicas infantis pelo quarteto da Orquestra Sinfônica de Jundiaí (OSMJ). Acompanharam o Fórum os gestores Tiago Texera (Promoção da Saúde), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), Luís Cláudio Tarallo (Esporte e Lazer), Marcelo Peroni (Cultura), Simone Zanotello (Administração e Gestão de Pessoas), Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social) e Vastí Ferrari Marques (Educação).
O 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias termina nesta sexta-feira (24), em evento no Mundo das Crianças. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original