Jundiaí participa de painel latino-americano sobre mobilidade e descarbonização

Publicada em 24/03/2023 às 08:21

O primeiro encontro presencial no Brasil de mobilidade e descarbonização de 2023, organizado pela “Latam Mobility”, comunidade latino-americana composta por entidades públicas e privadas, foi realizado nesta quinta-feira (23), em São Paulo, e contou com a participação do gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí, Aloysio Queiroz, entre os cerca de 300 gestores e representantes de empresas dos setores de transporte, automotivo, energia, tecnologia e sustentabilidade.

Os painéis foram divididos em temas para discutir as perspectivas de desenvolvimento da infraestrutura de recarga, a situação atual do mercado de veículos elétricos, combustíveis limpos no setor de transporte, inovação e mobilidade no Brasil.

Na imagem, o gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura, Aloysio Queiroz, está entre os participantes do painel Rumo a um transporte público zero emissão no Brasil, em que ele comentou sobre a importância de políticas públicas, lembrando que a Prefeitura subsidia o valor da tarifa, e busca alternativas para que a frota de ônibus seja sustentável.
Aloysio falou políticas públicas e busca por alternativas para que a frota de ônibus seja sustentável

Painelista do tema ‘Rumo a um transporte público zero emissão no Brasil’, Aloysio Queiroz comentou sobre a importância em se discutir políticas públicas para uma gestão eficiente, com projetos tecnológicos e inovadores, a fim de ampliar os investimentos em energias renováveis. “São necessárias análises para equilibrar custo operacional, investimentos em melhorias, e adoção de novas tecnologias. Nesse sentido, estamos buscando meios para que os ônibus possam ser substituídos por uma frota movida por energia limpa, obtida por fontes renováveis e gerada sem impactos ao meio ambiente. Está sendo analisada a inclusão de cláusulas no termo de referência para nova concessão do transporte público, a partir de 2024”, afirma.

A gestão atual do prefeito Luiz Fernando Machado deu um avanço importante para promover a mobilidade sustentável com a aquisição de cinco veículos do Renault Kwid E-Tech, versão totalmente elétrica do modelo, recentemente, bem como a implantação de dois pontos de recarga gratuita, instalados no Paço Municipal. “Jundiaí é um exemplo, e o governo tem atuado para estimular o uso de veículos elétricos no município”, comenta Aloysio. 

Latam Mobility

Comunidade latino-americana de mobilidade sustentável que conta com o esforço e apoio de entidades públicas e privadas para discutir e promover a transformação da realidade urbana, com mais qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/24/jundiai-participa-de-painel-latino-americano-sobre-mobilidade-e-descarbonizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original