Jundiaí Matsuri prossegue até domingo no Parque da Uva

Publicada em 25/03/2023 às 09:10

Com a abertura marcada por cerimônia tradicional japonesa e em honra as antepassados, na noite de sexta-feira (24), o evento inédito e gratuito sobre a cultura e gastronomia japonesa, “Jundiaí Matsuri”, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado além de outras autoridades municipais e representantes da colônia japonesa, como o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke. A festividade, realizada pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí em parceria com a empresa Tasa Eventos e Prefeitura de Jundiaí, prossegue até domingo (26), das 10h às 22h.

“A realização do Matsuri em Jundiaí celebra e homenageia os antepassados, com suas tradições e apresenta o futuro, com suas tecnologias e tendências. Jundiaí, Cidade das Crianças, celebra a colônia japonesa, que faz parte da história de tantas cidades brasileiras”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que lembrou dos bons indicadores de Jundiaí, que vão além da 5ª Economia do Estado e 15ª do País e destacou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em que Jundiaí se posiciona na quarta colocação do Estado.

Abertura contou com cerimônia especial

O cônsul Geral do Japão em São Paulo Kuwana Ryosuke ressaltou a importância do Município. “Este é um grande evento e estamos muito felizes em participar da festa em uma cidade como Jundiaí”.

Ainda compareceram vários ex-presidentes da Nipo Jundiaí, além de gestores como José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Gustavo Maryssael (Casa Civil), José Galvão Braga Campos (Fundação Municipal de Ação Social), Walter da Costa e Silva (DAE), vice-prefeito, Gustavo Martinelli e o vereador presidente da Câmara, Antonio Carlos Albino, representando os demais vereadores presentes.

Festa

O evento traz uma programação artística-cultural e gastronômica variada para a família, com shows com cantores tradicionais da comunidade nipo-brasileira, como Joe Hirata e Karen Ito, workshops de mangá, origami, bonsai, entre outros. Na área gastronômica os visitantes têm à disposição várias comidas típicas, como os tradicionais sushis, sashimis e ramen, além da yakissoba, tempurá e o takoyaki, além de doces.

A cultura pop também está representada com desfile de cosplays e nos comércios de artigos dedicados à cultura oriental. Um espaço destinado à tecnologia com sessões de realidade virtual que simulam planetários japoneses também está disponível para a interação. A entrada é gratuita.

Evento prossegue até domingo

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/25/jundiai-matsuri-prossegue-ate-domingo-no-parque-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original