Tonucci conclui visita oficial a Jundiaí com ida a uma escola municipal

Publicada em 25/03/2023 às 10:24

Pouco antes de concluir sua visita oficial a Jundiaí, o pedagogo italiano Francesco Tonucci esteve na manhã dessa sexta-feira (24) na Emeb Professora Brigida Gatto Rodrigues. Idealizador da Rede de Cidades das Crianças, Tonucci estava há pouco mais de uma semana no Município, onde participou do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, acompanhado de sua coordenadora de Redes, Lorena Morachimo.

Localizada no Jardim Bonfiglioli, a unidade escolar tem pouco mais de cem alunos, de zero a três anos de idade (Educação Infantil I). Durante a visita, Tonucci visitou as instalações da escola e, em sua horta, falou da importância da iniciativa.

CONFIRA AS FOTOS

“Na Europa, de onde venho, é uma realidade que as crianças não gostem muito das frutas e verduras. Mas quando são elas que as cultivam, é muito mais provável que as experimentem e apreciem. Por isso, ter uma horta como esta é importante, pois também incentiva as atividades manuais e físicas das crianças e o contato ao ar livre”, comentou.  

Na horta escolar, Tonucci conheceu também as plantas alimentícias não convencionais (PANC)

 A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da alegria de poder recebê-lo nestes dias. “Com grande honra recebemos o Tonucci e a Lorena a uma de nossas unidades escolares, atendendo também a um desejo expresso por eles de conhecer a ambiência de nossos espaços de aprendizagem, à qual está muito atento o programa municipal Escola Inovadora. Não poderia haver algo de mais inspirador para concluir esta semana rica de intercâmbios do que estar com os nossos alunos e educadores, fortemente ligados às propostas de Jundiaí, Cidade das Crianças”.

A educadora Patrícia Lopes não escondeu a sua emoção ao encontrar Tonucci durante a visita. Além de trabalhar naquela unidade escolar, ali é também onde estuda a sua filha Mariana, de um ano. “O Tonucci sempre foi uma inspiração para nós, tanto para nossa formação profissional quanto para a construção e modificações da ambiência da escola”, comentou emocionada.

O grupo também visitou o Bosque Hermindo Rossi, conhecido como Bosquinho, localizado ao lado da unidade escolar e que conta com instalações do programa municipal Cidade das Crianças, como as pinturas da campanha Pé de Infância e brinquedos não estruturados.

A visita foi acompanhada pelos gestores de Cultura, Marcelo Peroni, e de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Patrícia não escondeu a emoção ao encontrar Tonucci durante a visita

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/25/tonucci-conclui-visita-oficial-a-jundiai-com-ida-a-uma-escola-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original