Crianças colocam ensinamentos em prática na Quinzena do Consumidor 

Publicada em 28/03/2023 às 11:00

Produtos vencidos, embalagens violadas, preço acima do normal, entre outros, esses foram os temas abordados pelo Procon Jundiaí na atividade realizada com os alunos dos 3º anos da EMEB Prof. Nassib Cury, na última semana. A ação, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE),  é um projeto piloto muito bem recebido pelos alunos e professores da escola. 

O programa Escola Inovadora tem nos seus eixos de trabalho a qualidade de ensino em que a experimentação e as vivências são relevantes para garantir a aprendizagem das crianças,

Para colocar em prática tudo o que foi ensinado em sala de aula, a chefe do Procon, Valéria Tavares, fez a simulação de um supermercado para que as crianças vivenciassem a rotina do consumidor e colocassem em prática os ensinamentos. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e, como parte da programação da Quinzena do Consumidor, o Procon Jundiaí desenvolveu uma série de atividades educativas sobre o consumo responsável, direitos e deveres do consumidor”, explica Valéria.

Foto de uma criança recebendo orientação da profissional do Procon.
Criança passando suas compras de mentira no caixa e recebendo orientações da profissional do Procon.

As crianças estavam empolgadas com a atividade prática e se saíram super bem na hora das compras. Alguns extrapolaram nos gastos, outros economizaram, como foi o casos da Ana Julia dos Santos, de 8 anos. “Nós recebemos o dinheiro de mentirinha, cada um recebeu 50 reais para gastar com o que quisesse no mercado legal. Eu comprei macarrão, cenoura, suco e achocolatado, e ainda sobrou R$ 19. Coloquei em prática tudo o que a professora nos ensinou na aula”, comenta a aluna.

Crianças olhando as validades dos produtos na hora da compra

No final da atividade, as crianças receberam um certificado de participação. Segundo o Procon, o projeto deverá ser expandido para mais escolas ao longo do ano.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/28/emeb-nassib-cury-recebe-atividade-na-quinzena-do-consumidor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original