Vigilância em Saúde faz nebulização contra a dengue no Jardim Fepasa
Publicada em 28/03/2023 às 20:21A Unidade de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) fez, nesta segunda e terça-feira, uma ação de nebulização em um trecho do Jardim Fepasa, dando continuidade ao trabalho de combate às arboviroses. No local, após a investigação epidemiológica, foram identificados, ao menos, dois focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti e muitos criadouros eliminados.
“A cidade está em alerta e é preciso uma mudança imediata da população, para eliminar o criadouros com água. Só assim poderemos ter uma cidade livre das Arboviroses, como a dengue”, explica a biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental, Ana Lúcia de Castro Silva.

As construções incompletas, lajes abertas e vasos com pratos são os locais onde os mosquitos encontram as condições perfeitas para a criação. Jundiaí tem 89 casos positivos de dengue em 2023. 167 casos suspeitos ainda aguardam resultados de exames.
Outras regiões da cidade que estão com maior transmissão e casos já confirmados são os bairros Vila Jundiainópolis (9) Vila Hortolândia (5) e Jardim Tamoio (5).
“O trabalho é realizado com o objetivo de conter a transmissão. Por isso as pessoas precisam limpar os quintais de qualquer objeto que possa acumular água. O mosquito Aedes aegypti se adaptou a viver no ambiente urbano. Por isso é nas cidades, principalmente, que ele causa a doença”, detalha a biomédica.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/04/2025
Dengue: dois serviços de saúde ficam abertos para atendimento aos casos leves e moderados
-
12/04/2025
Dengue: apesar das ações para conscientização, criadouros continuam sendo encontrados nos imóveis
-
09/04/2025
Casos de dengue caem 58% em Jundiaí em comparação com o mesmo período de 2024
-
03/04/2025
Na feira livre da Vila Hortolândia, população recebe orientação sobre a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original