Mundo das Crianças recebe esculturas interativas do Zoo Play

Publicada em 30/03/2023 às 09:16

Em cartaz no Mundo das Crianças desde dezembro, a exposição de animais gigantes Zoo Urbano entra numa nova etapa a partir desta semana. Chamada de Zoo Play, as seis novas esculturas são interativas e mais um convite às crianças aprenderem brincando a importância da preservação do meio ambiente.

São seis esculturas gigantes esculpidas por artistas que utilizaram um ou mais tipos de materiais reciclados, sempre com a proposta de um jogo ou brincadeira. Assim como as demais esculturas, as novas peças também trazem, desde o seu processo criativo, a preocupação em utilizar a arte para reflexão quanto à poluição e a ação irregular do homem com o descarte irregular de lixo na natureza.

“Nossa intenção é transformar o Zoo Urbano num universo multimídia para além da exposição de esculturas, com grandes textos e abstrações, através da reciclagem e da ressignificação do resíduo e descarte urbano, queremos compreender o papel da arte nas mais diversas dimensões da vida. Arte para e pela vida”, afirma Roberto Parisi, curador da  empresa Mosaiky, autora da exposição.

Para Walter da Costa e Silva Filho, diretor presidente da DAE Jundiaí, responsável pela administração do Mundo das Crianças, o Zoo Urbano vem ao encontro da proposta do parque, construído a partir de premissas adotadas pelo município, que acaba de ser instituído como a sede brasileira da Rede Cidade das Crianças. “Essa exposição, que transforma em arte materiais que seriam descartados na natureza, combina bem com a proposta do Mundo, que é a de promover o brincar livre. Aqui, neste imenso espaço de proteção da natureza, incentivamos a criança a usar a imaginação, a aprender brincando”.

Novas obras

Para a chegada das novas obras, foram retiradas do Mundo as seguintes peças: Teiú, Arara, Macaco, Peixe e Pássaro. Confira abaixo as novas peças que passam a integrar a exposição, prorrogada no parque até o final de junho:

Aranha Geodésica – Feita com 40 quilos de tecido na base de uma geodésica recuperada e pintada em preto fosco. Dentro da estrutura, cordas feitas com retalhos de lycra criam uma “cama de gato” gigante.

Cobra Hermética – Tambores de óleo enfileirados transformados em uma sonora cobra gigante. Os tambores têm rotatividade horizontal, contendo, em seu interior, algum tipo de sucata como pregos, areia, tampinhas, transformando a cobra num gigantesco instrumento de percussão.

Polvo de Pneus – Pneus de caminhões coletados de recicladoras, pintados e posicionados no chão onde as crianças podem passar por dentro deles, como um túnel.

Joaninha da Velha – Uma caixa d´água recuperada tornou-se uma imensa joaninha para abrigar o tradicional Jogo da Velha. As pintas da joaninha são feitas por latas de tinta, representando as “X” e “0”.

Quimera – Inspirada no monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente, esta quimera é formada por três cubos gigantes, empilhados em um eixo rotacional com a figura de quatro animais feitos de sucata. A diversão é misturar partes dos corpos do gato, cachorro, coelho e porquinho da índia e ver como fica o novo bicho.

Batalha Narval (sim, com “r” mesmo) – É a única peça que falta ser instalada, mas deve chegar ao Mundo nos próximos dias. Uma baleia feita de sucata, inspirada na espécie narval, traz a proposta do jogo Batalha Naval. Cada lado tem peixinhos e a missão é descobrir onde as peças estão escondidas.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí

Uma caixa d´água transformada numa imensa joaninha convida as crianças a brincar do tradicional Jogo da Velha
Dentro dos tambores da Cobra Hermética foram colocadas sucatas que a tornam um imenso instrumento de percussão
Pneus de caminhão recuperados tornaram-se os tentáculos do Polvo, que já aguarda as crianças para muitas brincadeiras

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/30/mundo-das-criancas-recebe-esculturas-interativas-do-zoo-play/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original