Prefeitura aumenta oferta de exames de endoscopia em 66%

Publicada em 31/03/2023 às 11:00

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), aumentou a oferta de exames de endoscopia e colonoscopia oferecidos pela rede municipal de saúde. A medida foi possível graças ao novo contrato de prestação de serviços, com investimento de aproximadamente R$ 2,4 milhões/ano. Com maior capacidade, o número de endoscopias vai passar de 283 para 472 por mês, um aumento de 66% em relação ao contrato anterior.

A dona Maria Ercília, moradora do Fazenda Grande, está em tratamento depois que descobriu um cisto no fígado e fez um exame de endoscopia. “É um benefício para todos. Jundiaí é uma cidade com a área de saúde muito boa. Então, com certeza, esse aumento na quantidade de exames é muito importante para a população”.

Já a oferta de colonoscopias será ainda maior. A capacidade, que era de 117 exames/mês, vai passar a 410/mês, alta de 250%. “O aumento vai reduzir significativamente o tempo de acesso e a fila dos pacientes que aguardam os dois exames”, garante o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. Tanto para endoscopia quanto para colonoscopia ambulatorial, o tempo médio de acesso para agendamento do exame é de até 60 dias na rede municipal.

Segundo dados da Unidade de Promoção da Saúde, 21% dos pacientes que agendam um exame de endoscopia não comparecem no dia do procedimento. Para a colonoscopia, o índice de faltas é de 20%. “A falta às consultas é um dos fatores que contribui para o crescimento das filas de espera do atendimento, uma vez que há uma nova alimentação da fila pelos usuários faltosos”, lembra o gestor.

O espaço fica na rua Joll Fuller, no Centro, com demanda a partir de agendamento, logo depois que o paciente recebe a guia médica de solicitação feita pelo especialista. A endoscopia e a colonoscopia são exames que conseguem detectar sangramentos, inflamações do trato gastrointestinal, lesões benignas e malignas em estágios iniciais e avançados a depender de cada caso, entre outras doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento.

Oferta de exames de colonoscopia aumentou 250% com o novo contrato

O seu Cícero é mais um paciente que realizou um procedimento de endoscopia. O morador do Jardim Martins está em tratamento contra um tumor no fígado. “A nossa cidade tem estrutura para isso. Com mais exames e mais rápidos, as pessoas podem se curar mais rapidamente”.

No ano passado, foram agendados cerca de 7,3 mil procedimentos de endoscopia e 1,8 mil de colonoscopia. “A saúde é nossa prioridade e seguimos avançando, com mais essa ampliação do centro de endoscopia e colonoscopia, com um atendimento resolutivo e com serviços que acolhem, de maneira humanizada, os pacientes”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Seu Cícero elogiou a qualidade da Saúde de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/31/prefeitura-aumenta-oferta-de-exames-de-endoscopia-em-66/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original